SAÚDE

Dor nas costas é a doença mais comum entre trabalhadores brasileiros.

Pesquisa revela que o problema atinge 16,3% da população ativa.

Em 01/07/2016 Referência JCC

A dor nas costas é a principal queixa dos trabalhadores brasileiros, e aflige cerca de 16,3% deles. Este é um dos dados revelados pela quarta etapa da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nesta quinta-feira (30) pelo IBGE.
Ela é também a doença crônica que mais afasta os trabalhadores de suas funções. Somente no ano de 2014, mais de 100 mil pessoas deixaram de trabalhar por causa dela, segundo dados do INSS.

Para o cirurgião ortopedista Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral da equipe de ortopedia do Hospital Metropolitano, localizado na Serra, falta cuidado com a coluna no dia a dia.

“As dores podem ocorrer devido à ausência de consciência corporal necessária para manter a postura correta, à falta de atividades físicas regulares e supervisionadas, aos esforços repetitivos e à carga excessiva de peso”, detalha Tolêdo.

O médico recomenda atenção inclusive na hora do descanso. “É importante estar atento à postura mesmo nos momentos de relaxamento. Manter a coluna ereta ao sofá, vendo TV, por exemplo”, orienta.

No levantamento, realizado entre pessoas com 18 anos ou mais, foram identificados índices significativos também de pressão alta (15,7%) e de colesterol elevado (10,1%). Assim como as dores nas costas, estes problemas são mais frequentes entre as pessoas empregadas do que entre aquelas momentaneamente sem ocupação. 

Fonte: VeraCaser