SAÚDE

É possível curtir o Carnaval e cuidar da saúde ao mesmo tempo

Especialista dá dicas de como aproveitar bem a folia, sem se descuidar da saúde também.

Em 16/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: MdeMulher

Consumir alimentos para fortalecer o fígado, beber muita água, usar camisinha para se proteger das ISTs, passar protetor solar para evitar queimaduras e câncer de pele podem ser um diferencial para uma festa saudável.

O Carnaval já está chegando e nesse período muitas pessoas extrapolam na bebida, na comida, na intensidade das festas e se esquecem dos cuidados com a alimentação, com o sol, com o exagero na bebida, entre outros descuidos.

Para evitar doenças e mal-estar durante e depois do Carnaval, o ortopedista da Rede Meridional, Rogerio Santorio Filho dá dicas de como se cuidar nesse período. Consumir alimentos para fortalecer o fígado, beber muita água, usar camisinha para se proteger das ISTs, passar protetor solar para evitar queimaduras e câncer de pele podem ser um diferencial para uma festa saudável.

Abaixo, algumas dicas dpara aproveitar os dias de festa, preservando o corpo:

Beba bastante água

De acordo com Santorio, as bebidas alcoólicas são diuréticas e isso causa uma grande eliminação de líquidos, podendo provocar desidratação. Ela ocorre de forma mais rápida devido às temperaturas elevadas e pode levar a formação de cálculos urinários, as famosas pedras nos rins. As consequências da falta de ingestão de água não acontecem somente durante o Carnaval, mas também no futuro. 

A ingestão de água vai ajudar a manter o corpo hidratado e isso garante o bom funcionamento do organismo. 

“Carregue consigo uma garrafinha com água e abasteça sempre que for possível. Para repor os minerais, também vale o consumo de água de coco, que é rica em vitaminas, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas que ajudam o corpo a funcionar melhor”, recomendou.

Para quem vai ingerir bebida alcóolica em excesso, uma dica do médico é intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água para diminuir os efeitos da ressaca.

Alimente-se bem

Balancear e variar a alimentação pode significar mais energia durante os dias de Carnaval, explicou o médico. Aposte nos carboidratos. Consuma pães, arroz, macarrão e batata nas refeições, antes das festas. 

“Não se esqueça das frutas e verduras, alimentos ricos em água e nutrientes que vão ajudar a manter o corpo nutrido e hidratado”, lembrou.

Alimentos com potássio também são recomendados, pois são ótimos para evitar cãibras durante o dia, promovendo uma maior qualidade energética para aproveitar a folia.

Use protetor solar

Os médicos recomendam evitar a exposição excessiva ao sol. Além de ressecar pele, cabelo e lábios, o exagero pode causar desidratação. 

“Use sempre filtro solar. O ideal é utilizar com pelo menos 30 minutos de antecedência e reaplicar no intervalo de duas horas. E não se esqueça do protetor de lábios”, recomendou Sartorio.

Para evitar queimaduras também é fundamental a utilização de proteção complementar, como o uso de óculos escuros, bonés e chapéus.

Cuidado com bebidas energéticas

Algumas bebidas energéticas possuem alto teor de cafeína, substância que causa insônia e compromete o descanso do corpo para enfrentar um novo dia de festa. Sartorio explica que cafeína e bebida alcóolica pode ser uma mistura perigosa, se consumida em excesso, aumentando o risco de arritmias e palpitações cardíacas, além de piorar sintomas de gastrite.

Cuidado com maquiagens

As maquiagens são muito usadas no Carnaval e muitas delas podem causar alergias e irritação, por isso é recomendável o uso de cosméticos de qualidade.

Os especialistas destacam que, em casos de irritação, é fundamental a limpeza imediata da pele. E outro ponto de atenção é o uso de glitter, principalmente na área dos olhos. 

“Caso o produto caia nos olhos, é necessário limpar bem a região usando água, soro ou lubrificantes oculares. A retirada do produto é fundamental para evitar lesões. Coçar os olhos nessas situações pode causar danos, portanto, evite essa ação”, explicou.

Use camisinha

A camisinha é o único método contraceptivo que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV, clamídia e gonorreia. 

“Você deve usá-la sempre que tiver relações sexuais, mesmo com o seu parceiro fixo. No carnaval não é diferente”, lembrou o médico.

Vale lembrar que as infecções sexualmente transmissíveis nem sempre provocam sintomas, portanto, não é possível saber se seu parceiro está ou não contaminado, sem a realização de exames. Então, o melhor é prevenir-se sempre.

Para as articulações e músculos, se alongar antes de cair na folia pode ser uma alternativa para evitar lesões já que no Carnaval o esforço é maior. O personal trainer, Douglas Duarte, explica que qualquer alongamento simples, principalmente nas regiões das pernas e das costas, 30 minutos antes de sair de casa para a folia, pode evitar lesões. 

“Nessa época do Carnaval, as pessoas tendem a pular, dançar, curtir com mais intensidade e as que não fazem atividade física rotineiramente podem sentir alguns malefícios pelo corpo, que não está acostumado a tanto esforço físico, principalmente sofrendo distensões e edemas”, explicou.

Uma dica do especialista é começar a aproveitar o carnaval de forma gradativa. Ou seja, começar a se movimentar pouco a pouco antes de pular, correr e dançar é importante para evitar lesões. Dessa forma, o seu corpo compreende o que será exigido fisicamente dele ao longo do dia e se evita forçar agrupamento musculares que já estejam muito cansados.

De acordo com o personal, um exercício bom e que pode ser feito mesmo em casa ou antes de aproveitar a folia é o agachamento, mesmo livre e sem carga, pois contribui para que o folião aguente mais tempo se divertindo. 

“Isso porque essa atividade física melhora os níveis de resistência muscular das coxas, onde se encontra os principais músculos que fazem a sustentação do corpo quando ereto. Outras musculaturas importantes para a sustentação do corpo são: abdominal e lombar. Para estas, a prancha é um excelente exercício”, explicou. (Por Cristiane Pereira de Souza/AsImp)

Leia também:

Vitória: Confira os locais de vacinação durante os dias de folia
Atletas com doença cardíaca genética podem praticar esportes
> ​Público da vacina Meningite ACWY é ampliado em Vila Velha
Indígenas têm menos acesso à vacinação contra covid-19
Uruguai tem 1º caso de gripe aviária; Brasil monitora
Fiocruz e UFRJ lançam sistema para identificar novos surtos
Nova Venécia terá ação de prevenção à disseminação do HIV
Secretaria de Saúde disponibiliza Clinica de Especialidades
Linhares lança campanha com foco na vacinação pré-carnaval
Covid: agendamento aberto para dose de reforço de crianças
Vila Velha abre 4 mil vagas no agendamento online na sexta
Cachoeiro: crianças podem receber vacina de reforço da Covid

TAGS:
CARNAVAL | CUIDADOS | FOLIA | APROVEITAS | SAÚDE