GASTRONOMIA

Edição do Festival Mariscada celebra os 470 anos de Vitória

Só de pensar, dá água na boca. Vem aí a edição do Festival Mariscada, da Ilha das Caieiras.

Em 31/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Diego Alves/ PMV

O evento já faz parte do calendário de festas de Vitória, e neste ano acontece entre os dias 03 e 05 de setembro.

Mariscada, bobó de camarão, casquinha de siri, moqueca e torta capixaba. Só de falar nesses pratos que o capixaba adora, já dá água na boca. E a boa notícia é que todas essas e outras delícias poderão ser degustadas em um só lugar. Vem, aí mais uma edição do Festival Mariscada, da Ilha das Caieiras, em comemoração aos 470 anos de Vitória.

O evento já faz parte do calendário de festas de Vitória, e neste ano acontece entre os dias 03 e 05 de setembro, sendo a abertura do festival na próxima sexta-feira (03), às 17 horas.

A comerciante Tatiana Valeska, moradora da região, está na expectativa para o início do festival.

“Os preparativos já estão a todo vapor. Estamos cuidando de cada detalhe da festa, que vai desde o desfiamento do siri e a preparação dos alimentos até a organização das barracas. Tudo é feito com muito cuidado e carinho. Espero que os visitantes aproveitem a oportunidade para conhecer e apreciar nossa culinária, que temos tanto orgulho de apresentar”, disse.

Seguindo todas as medidas de saúde e segurança para evitar a contaminação pela Covid-19, uma tenda será montada no local e vai funcionar como praça de alimentação para que o público possa saborear os pratos que serão vendidos no festival. Além de apreciar uma das mais belas paisagens de Vitória, quem aparecer por lá poderá curtir o som das bandas que vão se apresentar.

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) elaborou para o evento, uma programação musical especial que inclui a bateria da Escola de Samba Novo Império, banda Em Movimento e a dupla Edson Mineiro e Goiano.

“Esse evento é extremamente importante para o fortalecimento da Cultura local como um todo. Fizemos questão de criar uma programação musical com atrações exclusivamente aqui da nossa terra”, afirmou o secretário Municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Para a diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Luzia Toledo, o evento ajuda a movimentar a economia da região.

“O Festival Mariscada é o resultado da união de esforços entre a comunidade da Ilha das Caieiras e o poder público. É um verdadeiro incentivo para que pescadores, marisqueiras, desfiadeiras e restaurantes mantenham a tradição gastronômica que a região tem. O evento também movimenta a economia e gera renda para quem vive ali”, disse.

O festival é um presente aos moradores, turistas e apaixonados por Vitória, como explica a diretora-presidente da CDTIV, Camila Dalla Brandão.

“A Ilha das Caieiras tem um potencial turístico e gastronômico incomparável. São todos esses sabores e as belezas da comunidade que encantam e atraem pessoas que querem conhecer ou simplesmente voltar. Nesses 470 anos de Vitória, o que a gente mais deseja é que essa tradição cresça e se fortaleça!”, afirmou.

Programe-se!
Festival Mariscada 2021
Abertura: sexta-feira (03), às 17h
Funcionamento: sábado e domingo (04 e 05) das 10h30 às 17h
Local: Ilha das Caieiras (Próximo ao Museu do Pescador)
Entrada: gratuita.

Leia também:

Pontal do Ipiranga realiza Festival do Caranguejo em setembro
Prefeitura de Vitória vai criar Polo Gastronômico das Nações
Serra realiza curso boas práticas de manipulação de alimentos
XVII Festival da Torta Capixaba será de forma online
Padeiro vai representar o Brasil no Mundial de Pizzas na Itália
Consumo em restaurantes no Brasil caiu 28% em dezembro

TAGS:
FESTIVAL MARISCADA | POLO GASTRONÔMICO | CULINÁRIA | TORTA | COMIDA | MARISCOS | TRADIÇÃO | PRATOS | ECONOMIA