TEMAS GERAIS

Educação: PMV vai pagar bônus por desempenho neste mês

Vitória tem um ambiente educacional potente e se orgulha do que tem feito pela educação

Em 16/10/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Isso significa que cada professor poderá receber até um salário e meio a mais neste mês, dependendo do desempenho da unidade de ensino em que ele leciona e de seu desempenho individual.

A Prefeitura de Vitória tem uma ótima notícia para os educadores da rede municipal de ensino neste domingo (15), data em que é celebrado o Dia do Professor. Será adiantado para o mês de outubro o pagamento do bônus por desempenho, que equivale ao 14° salário e à metade do 15° salário.

Isso significa que cada professor poderá receber até um salário e meio a mais neste mês, dependendo do desempenho da unidade de ensino em que ele leciona e de seu desempenho individual.

>> Saúde mental é principal problema para os professores

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, ressalta que a antecipação do pagamento do bônus por desempenho para o mês de outubro é uma forma de reconhecimento e agradecimento ao trabalho de cada professor.

"Sabemos que essa profissão é extremamente significativa para a transformação da sociedade e nós estamos trabalhando muito para garantir as condições necessárias para que todos os professores e professoras possam desempenhar bem suas atribuições", disse a secretária.

Como é calculado

Anualmente, a Secretaria Municipal de Educação de Vitória fixa os índices de produtividade que precisam ser cumpridos tanto pelas unidades de ensino quanto pelos servidores para efetivação do bônus.

No coletivo, vale o Índice de Merecimento da Unidade de Ensino (IMU), que é composto pelo Indicador de Resultado da Escola (IRE), calculado a partir da média das notas obtidas no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), junto com o Indicador de Desenvolvimento das Escolas Municipais (IDEM). O contexto de vulnerabilidade social do território em que a unidade de ensino está inserida também é levado em consideração.

Com relação aos servidores, os principais indicadores são a frequência e a contribuição para o desempenho da unidade de ensino. A frequência é avaliada no cumprimento regular das funções do servidor, de forma presencial, desconsideradas todas as faltas, inclusive as justificadas ou abonadas, além de afastamentos e licenças. As exceções são as férias, licença-maternidade e licença-paternidade e as folgas em razão do trabalho feito para a Justiça Eleitoral.

Investimentos 

Vitória tem um ambiente educacional potente e se orgulha do que tem feito pela educação. Tudo para proporcionar para crianças, estudantes e professores um ambiente adequado para o ensino e a aprendizagem. Não é à toa que a cidade se destaca como a capital brasileira mais bem posicionada em educação na edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities.

Atualmente, Vitória possui 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), uma delas teve sua nova sede entregue em 2022, a Emef Padre Guido, em Jardim Camburi; outra teve a nova sede entregue em fevereiro deste ano, a Emef Paulo Reglus Neves Freire, uma obra que foi aguardada pela comunidade de Inhanguetá por mais de 15 anos.

Estão ainda em andamento na cidade a construção das novas sedes de oito unidades de ensino, e está em construção o 50° Cmei da capital. Desde pequenos reparos, como a reforma de banheiros, a grandes intervenções, incluindo a troca completa de telhado, todas as 103 escolas de Vitória já receberam alguma intervenção em sua estrutura física desde janeiro de 2021.

Tecnologia

Também merece destaque o investimento em tecnologia por meio do programa Conecta VIX. A fim de possibilitar melhores condições de trabalho para os profissionais e mais recursos para aprendizagem dos estudantes, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou cerca de R$ 70 milhões em equipamentos.

Foram 4.735 notebooks com modem de internet para uso dos profissionais nas unidades de ensino; 3 mil novos computadores de mesa para renovação dos equipamentos que suprem a rede de ensino e estavam defasados; 29 mil tablets com internet para uso de crianças e estudantes; 54 plataformas Tix Letramento para atendimento aos estudantes da Educação Especial.

Avaliar Vitória

Tão ou mais importante do que os demais investimentos são as ações e projetos que têm como princípio norteador a aprendizagem das crianças e estudantes. Para reduzir a distorção idade/série escolar e a evasão escolar, a Secretaria Municipal de Educação instituiu, em julho de 2021, o "Educar para Vitória: Fortalecimento das Aprendizagens", cujo foco é a alfabetização para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para os anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e da EJA.

O projeto compreende assessoramento pedagógico junto às escolas, formação continuada dos profissionais e reforço escolar para os estudantes da rede municipal matriculados no Ensino Fundamental. O Educar para Vitória: Fortalecimento das Aprendizagens foi pensado para recomposição de aprendizagens de todos os estudantes matriculados no Ensino Fundamental. (Secom/PMV)

Leia também:

Saúde mental é principal problema para os professores
Israel ataca Gaza após fim de prazo para evacuação de civis 
Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Convocado pelo Brasil, Conselho de Segurança discute guerra
Brasil tem mais de 30 mil câmeras corporais em policiais
Terceiro avião trazendo brasileiros de Israel chega ao Brasil
Brasil tem credencial para negociar com Israel e Palestina
Governo quer estimular desenvolvimento de territórios
Em 2024, população 65+ será maior que menores de 15 anos
Analfabetismo em crianças brasileiras dobra durante pandemia
Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado
TSE inicia o julgamento de três ações contra Bolsonaro

TAGS:
VITÓRIA | PROFESSORES | BÔNUS | DESEMPENHO | EDUCAÇÃO