CIDADE

Entra em vigor Lei que institui selo “Empresa Amiga da Mulher”

Lei 14.682/23: Fou dado um passo importante em direção à promoção da igualdade de gênero.

Em 22/09/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ressaltou a importância da nova lei, que poderá se tornar uma grande credencial para as empresas participantes.


Siga o Portal CCNEWS BRASIL no Instagram e concorra
a Ingressos para o show do Capital Inicial
 

Na última quinta-feira (21), a cidade de Vila Velha, juntamente com todo o Brasil, deu um passo significativo em direção à promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho, com a publicação da Lei 14.682/23, que cria o "Selo Empresa Amiga da Mulher". Essa iniciativa pioneira tem como objetivo reconhecer e certificar as empresas que promovem a inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica em seus quadros de funcionários, com a perspectiva de conferir um diferencial marcante no mercado.

>> Anchieta: Praça será reconstruída com modernas mudanças

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ressaltou a importância da nova lei, que poderá se tornar uma grande credencial para as empresas participantes.

"Este reconhecimento poderá se tornar uma grande credencial para as empresas participantes, especialmente em processos de licitação e contratos com a administração pública. Considerando que a cada quatro horas uma mulher é vítima de violência doméstica e familiar no Brasil, essa certificação empresarial ganhará uma importância cada vez maior".

Critérios

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, as empresas interessadas em obter o "Selo Empresa Amiga da Mulher" devem cumprir pelo menos duas das quatro exigências estipuladas na nova Lei: Reservar 2% do quadro de pessoal para mulheres vítimas de violência doméstica; Ampliar a participação feminina nos cargos da alta administração; Promover capacitação na área de proteção dos direitos da mulher; e garantir equiparação salarial entre homens e mulheres que trabalham em cargos iguais.

“A Lei ainda precisa ser regulamentada para definir os processos de concessão, renovação e perda do selo. Mas ainda com o objetivo de fortalecer os direitos das mulheres no ambiente de trabalho, outra Lei importante também foi publicada nesta quinta-feira (21): a Lei que cria o ‘Selo Empresa Amiga da Amamentação’. Esta certificação, com validade de um ano, ajudará a estimular e a promover o aleitamento materno durante o período de trabalho das mulheres, permitindo a utilização do certificado como forma de promoção publicitária da empresa”, acrescentou Colodetti.

Para acessar o selo, as empresas devem: cumprir os "Direitos da Empregada Lactante" previsto na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas); manter um local adequado para amamentação e coleta de leite materno nas dependências da empresa; realizar campanha de conscientização sobre o tema; e promover a campanha "Agosto Dourado", que destaca a importância do aleitamento materno.

“Vamos trabalhar para estimular essas iniciativas inovadoras junto à classe empresarial de Vila Velha e ajudar a cidade a se destacar, também, na promoção da igualdade de gênero e no apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e às mães lactantes, que precisam continuar trabalhando”, concluiu Colodetti .

Leia também:

Anchieta: Praça será reconstruída com modernas mudanças
Guarapari vai inaugurar nova Unidade de Saúde domingo (24)
Cachoeiro inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde
Cachoeiro conta com tecnologia na prevenção de cheias
Aracruz vai ganhar mais uma Unidade Básica de Saúde
Aracruz alcança nível ótimo em pesquisa sobre transparência
Caps AD e unidades de saúde recebem reforma em Anchieta
Mutirão do Procon da Serra fez 1.323 atendimentos
Prefeitura de Viana facilitam a busca por emprego na cidade
Nova Venécia inicia as obras da Escola Cívico Militar
Vitória tem reconhecimento em qualidade contábil e fiscal
Ouvidoria fortalece participação cidadã na gestão de Linhares

TAGS:
AVILA VELHA | PRAÇA | MUDANÇAS | RECONSTRUÍDA | REFORMA