SAÚDE

Equoterapia retoma atividades na Penitenciária Agrícola do ES

As aulas acontecem na Penitenciária Agrícola de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

Em 08/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SEJUS

No ano passado, a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em Viana, realizou mais de 750 atendimentos.

Depois de dois meses em recesso para as férias de final de ano, a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em Viana, voltou a ofertar o projeto de equoterapia para 70 crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, na última terça-feira (07). Outra novidade é que o projeto passou a atender também 10 adultos do Lar Genoveva Machado, que abriga pessoas com deficiência em Viana. As aulas acontecem na Penitenciária Agrícola de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

No ano passado, a unidade prisional realizou mais de 750 atendimentos. Utilizado como método terapêutico, a equoterapia emprega o cavalo como aliado em diversos tratamentos, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, motores e ortopédicos, autismo, entre outros.

Ao todo, 20 internos do regime semiaberto participam do projeto. Eles são responsáveis pelos cuidados com os animais e preparo do espaço para a realização das aulas. Para atuar no projeto, os detentos passam por treinamentos e cursos de qualificação para manejo dos equinos, que inclui atividades como doma, rédea, selagem, montaria, entre outros.

Cavalos

Atualmente, quatro cavalos são usados no projeto. Eles foram recolhidos nas rodovias e doados à unidade prisional. Entre eles estão Laptop, Sossego, Boneca e Prometeu, com exceção deste último: um manga larga doado por um empresário e que é considerado o melhor animal usado na equoterapia com as crianças.

A fisioterapeuta da Apae Viana, Lilian Flávia Pereira Reis, ressalta os benefícios da equoterapia.

“A terapia com cavalos traz muitos benefícios para o corpo, tanto físico como psicológico. São ganhos como o equilíbrio que favorecem a coordenação motora e sensorial, estimula a comunicação e promove mais independência e autoconfiança para os praticantes. A equoteterapia é realizada em um ambiente aberto, onde os alunos podem interagir e ter contato com a natureza e isso representa muito para a promoção do bem-estar de todos”, destacou.

Leizielle Marçal, diretora da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), explica a importância do projeto.

“O projeto tem transformado a vida de muitas pessoas. A Secretaria da Justiça busca oportunizar ao preso alternativas, a fim de prepará-lo para o retorno ao convívio social. A equoterapia traz todo esse sentimento. Vemos a transformação das crianças que passam pelo tratamento, a felicidade das mães em ver a evolução dos filhos, do interno ao ter uma atividade de trabalho que busca fazer o bem e ainda trabalhamos outro ponto que é o acolhimento de animais abandonados em vias públicas”, explicou Leizielle Marçal.

Luziana Venturini Graci é avó do pequeno José, de 7 anos. Ele é autista e também foi diagnosticado com escoliose, um desvio na coluna.

“Há um ano eu acompanho o José na equoterapia e vejo o quanto o desempenho dele melhorou. Está mais independente e o problema da coluna regrediu em 80% nesse período. Ele poderia ter de usar colete corretivo para a coluna. O projeto tem sido excelente na vida dele”, afirmou. (As informações são da Sejus)

Leia também:

Dose de reforço da Covid é liberada para crianças de 3 anos
Linhares inicia aplicação de medicamento Palivizumabe
Prefeitura de Aracruz otimiza aplicação da vacina de BCG
Setor de diagnóstico por imagem do HEVV com recepção digital
"Vacina é direito da criança", diz Nísia sobre o Bolsa Família
Filas de cirurgias precisam ser monitoradas pelo SUS
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (06)
Brasil alcança 546 mil médicos mas sofre com desigualdade
7 dicas para proteger os joelhos durante as corridas de rua
Linhares orienta sobre vacinação contra a catapora

TAGS:
VIANA | EQUOTERAPIA | COLÔNIA | AGRÍCOLA | PENITENCIÁRIA | APAE