SAÚDE

Estado já realizou mais de 100 mil cirurgias eletivas em 2024

Sesa está executando o OperaES e já realizou, até quinta-feira (12), 100.068 cirurgias eletivas.

Em 16/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A meta estipulada para este ano é realizar 125 mil cirurgias e, até o 255º dia do ano, foram executados 80% da meta – o que demandou investimentos da ordem de R$ 81.741,216,78. 


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Secretaria da Saúde (Sesa) está executando o Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES) e já realizou, até essa quinta-feira (12), 100.068 cirurgias eletivas.

>> Organização Mundial da Saúde pré-qualifica vacina da mpox

A meta estipulada para este ano é realizar 125 mil cirurgias e, até o 255º dia do ano, foram executados 80% da meta – o que demandou investimentos da ordem de R$ 81.741,216,78. Em média, estão sendo realizados 392 procedimentos por dia em 2024.

As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, que não são consideradas de urgência. Para executar o OperaES, a Sesa conta com serviços em 36 hospitais, entre rede própria, contratada e contratualizada.

As especialidades com maiores procedimentos são cirurgia oftalmológica (44.70%), cirurgia geral (15%), cirurgia ortopédica (8.60%), cirurgia ginecológica (4%) e cirurgia urológica (3.90%).

“Caminhamos para ultrapassar a meta de 125 mil cirurgias realizadas este ano. Será o terceiro ano consecutivo de recorde quantitativo de procedimentos realizados no Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

Os procedimentos ocorrem em todas as quatro regionais de saúde do Estado: Norte, Central, Metropolitana e Sul. Ainda segundo o Plano OperaES, cada unidade hospitalar, seja ela da rede própria da Secretaria da Saúde ou contratada, tem metas de produção a serem cumpridas ao longo do ano. (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Organização Mundial da Saúde pré-qualifica vacina da mpox
Atendimento médico gratuito em Vila Velha amanhã (14)
Prefeitura de Vitória intensifica fiscalização sobre uso de fenol
Estratégia do governo quer reduzir mortalidade materna
Inca e Fiocruz vão produzir dados científicos sobre Vape
Casos de Covid-19 se mantêm em alta no Rio de Janeiro
Setembro Amarelo marca campanha de prevenção ao suicídio
Vitória realiza curso de Avaliação da Pessoa com Lesão de Pele
Ministra diz que queimadas têm impacto no sistema de saúde

TAGS:
ESTADO | SESA | CIRURGIAS | OPERAES | INVESTIMENTOS