SAÚDE

Evento doará tatuagens para pessoas com doenças crônicas

As pessoas interessadas podem se inscrever até sexta-feira (20) no endereço eletrônico.

Em 18/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ana Savoy / Projeto Arte com Paixão/Divulgação

Tattoo Week Rio começa nesta sexta-feira.

O Rio de Janeiro recebe a partir desta sexta-feira, o 10º Tattoo Week Rio, evento cuja marca registrada é a solidariedade, misturando encontro de artes com ações sociais que utilizam a tatuagem. A diretora-presidente do evento, Esther Gawendo, disse à Agência Brasil que serão doadas tatuagens de segurança para pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão ou alergia a alguma medicação. As pessoas interessadas podem se inscrever até sexta-feira no endereço eletrônico https://taplink.cc/tattooweek. O evento se estenderá até domingo (22).

“Nós tatuamos de forma voluntária no evento”, disse a diretora-presidente. Esther destacou que muitas vidas podem ser salvas dessa forma. “Se você está em uma crise e tem a sua tatuagem indicando que você é alérgico ou diabético, isso pode poupar muita coisa na hora do socorro”.

A 10ª Tattoo Week Rio vai promover também micropigmentações de sobrancelhas e micropigmentações paramédicas de reconstrução da aréola do mamilo para mulheres mastectomizadas, vítimas de câncer e que perderam o mamilo. Nesta edição, serão atendidos também, pela primeira vez, homens trans que fizeram implante mamário e não têm mamilo por conta da transição de gênero. 

Os organizadores dizem que o procedimento de micropigmentação paramédica só poderá ser realizado mediante a apresentação de atestado médico. No ano passado, foram atendidas 250 pessoas. Este ano, a expectativa é dobrar esse número.

Tattoo Week Rio doará tatuagens de segurança

Foto: Ana Savoy / Projeto Arte com Paixão/Divulgação

Parceria

O evento é realizado por meio de uma parceria entre a Tattoo do Bem, a Tattoo Week e o Projeto Arte com Paixão, idealizado pela micropigmentadora paramédica Ana Savoy. “O meu projeto social Arte com Paixāo, que criei em 2012, sempre me emociona quando vejo a alegria e a recuperação da autoestima das mulheres e homens trans. E, dessa vez, com a parceria da Tattoo Week, faremos muitas pessoas felizes", disse.

Para o idealizador e fundador da Tattoo Week, Enio Conte, o evento pretende dar visibilidade à arte na pele, valorizando seus artistas e mostrando que o setor é um importante mercado na economia. “Nosso objetivo é trazer uma nova experiência aos participantes e visitantes e emocionar, provando que tatuagem, além de arte, é solidariedade e gera emprego e renda”.

A Lei Municipal 7.748, sancionada em 26 de dezembro do ano passado pelo prefeito Eduardo Paes, incluiu a Tattoo Week no calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro. “Este ano nós entramos oficialmente para os eventos da cidade”, comemorou Esther. “É de suma importância para o evento, que está em sua décima edição aqui no Rio, esse apoio que a prefeitura e a Riotur estão nos concedendo”.

Abertura

Na sexta-feira, das 12h às 22h, os visitantes poderão ingressar no evento gratuitamente, mediante a doação de dois quilos de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). Parte dos alimentos arrecadados será doada para a Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro. Outra parte será doada para o fundo social da cidade, que tem instituições cadastradas para receberem os alimentos. 

Crianças do projeto Mangueira do Amanhã participarão da abertura oficial da Tattoo Week Rio. O projeto terá ainda uma loja para venda de souvenirs aos visitantes, com o intuito de geração de renda.

O encontro ocorre no Centro Sul América, atual Espaço Mag, na Cidade Nova, região central do Rio. Nos dias 21 e 22, no mesmo horário, os ingressos poderão ser adquiridos pelo link https://lets.events/e/tattoo-week-edicao-rio-de-janeiro-2023 ou diretamente na bilheteria do evento por preços que variam de R$ 30 (ingresso social com doação de um quilo de alimento não perecível) a R$ 120 (combos). Os combos incluem camiseta e copo alusivo ao encontro, além de uma tatuagem gratuita que a pessoa poderá escolher em um caderno pré-estabelecido. “São tatuagens de até cinco centímetros e têm uma opção muito grande”, informou Esther.

A Tattoo Week Rio terá 250 estandes de estúdios e empresas de tatuagem e piercing, que somam 2.500 expositores, além de área gastronômica, espaço lúdico para crianças com educadores, espaço fitness e estacionamento. “É um evento para a família”, disse a diretora-presidente. Mais de mil tatuadores e piercers de várias partes do Brasil e do mundo apresentarão seus trabalhos para o público, bem como as recentes tendências da arte na pele. As empresas, por sua vez, trarão seus mais novos lançamentos em produtos e equipamentos.

Convenção

Haverá também concurso da Miss e Mister Tattoo, que elegerá a mulher e o homem mais tatuados e será realizado concurso com 22 categorias de tatuagens. O ganhador vai representar o Brasil na Convenção de Tatuadores, em Nova York (EUA). Esther revelou que a meta, para 2024, é ampliar o total de vencedores, para levar um maior número de profissionais para representar o Brasil na convenção norte-americana.

Outra novidade desta edição é a participação da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que irá recolher materiais reciclados que forem gerados no período do evento, como vidros e latas, para serem doados a cooperativas de catadores. “É o primeiro ano que nós vamos fazer essa ação, que é superimportante”. Maiores informações podem ser obtidas no site do evento e no Instagram @tattooweek.  (Por Alana Gandra - da Agência Brasil)

Leia também:

Saúde distribui 740 mil doses da CoronaVac para crianças
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (16)
Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental, em Linhares
Fiocruz alerta possível aumento de nova linhagem do coronavírus
Sábado (14) tem vacinação sem agendamento em Vitória
Cachoeiro: contra a hanseníase, US reforçam conscientização
Saiba quais são os tipos de acne e os principais tratamentos
Vila Velha: agendamento on-line para vacinação nesta sexta 
Lote de 754 mil doses da Coronavac vai reforçar vacinação
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (12)

TAGS:
TATUAGEM | DOAÇÃO | DOENÇA CRÔNICA | CONVENÇÃO