TEMAS GERAIS

Fazer secular das panelas de barro é tema de questão do Enem

Questão referiu-se a produção das panelas ícones da culinária no ES, produzidas em Vitória

Em 14/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O texto a ser interpretado pelos estudantes trazia a tradição passada de mãe para filha e mencionou ainda o fato da fabricação, que acredita-se ter 400 anos ter sofrido influência de outras etnias como a afro e a luso.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial, no Livro de Registro de Saberes, o ofício das paneleiras ou o saber da fabricação artesanal de panelas de barro foi tema de uma questão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado neste domingo (13).

A questão de número 50, em um dos cadernos da avaliação, baseada em um artigo de Martha Tristão, referiu-se a produção das panelas ícones da culinária no Espírito Santo, produzidas em Vitória no bairro de Goiabeiras.

O texto a ser interpretado pelos estudantes trazia a tradição passada de mãe para filha e mencionou ainda o fato da fabricação, que acredita-se ter 400 anos ter sofrido influência de outras etnias como a afro e a luso.

Ao término do resgate histórico era perguntado: "Uma característica de práticas tradicionais como a exemplificada no texto é a vinculação entre os recursos naturais e a...?" ao que os candidatos deveriam assinalar a alternativa A (no caderno 3) com a resposta "manutenção dos modos de vida".

Para o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, o fato da "arte de fazer panelas de barro" ter sido abordada no exame é de profunda importância para o Estado e para o município de Vitória.

"Todo esse processo de extrair da natureza essa rica matéria-prima para a produção das famosas panelas de barro integra a raiz da cultura capixaba e do Brasil que é passada de geração em geração. O barro da nossa terra "toma forma" nas mãos da "nossa gente", das mulheres da comunidade das paneleiras, abriga o nosso prato mais famoso que é a moqueca e ganha o mundo. Estamos muito orgulhosos dessa abordagem e parabenizamos a essas mulheres por tanto contribuírem com a nossa sociedade", comemorou o secretário. (Secom/PMV)

Leia também:

Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por morte do marido
ES participa de encontro internacional de pesquisa
Casagrande participa da abertura do evento de transporte público
Golpe do consórcio: Procon de VV orienta população
Programa Wi-Fi Brasil leva internet a mais 500 pontos do país
Prefeitura da Serra realiza projeto “Oficinas com Famílias”
Cantora Gal Costa morreu aos 77 anos, em São Paulo
TCE-ES: Cinco municípios do ES atingiram limites de gastos
Procon de Vitória lança com dicas para evitar endividamento
Novos títulos de eleitores podem ser solicitados a partir de hoje

TAGS:
ENEM | VITÓRIA | PANELEIRAS | PRODUÇÃO | PANELAS