AGROPECUÁRIA

Frigoríficos de carne no Paraná sofrem com a crise do gado

Há cinco anos, o abate de gado nas mesmas fábricas ultrapassava 1 milhão de cabeças anuais.

Em 24/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Pixabay/ericojuniormorais0

O volume de abate do Paraná caiu de 835.000 cabeças de gado em 2019 para 695.000 cabeças em 2021.

O anúncio neste mês de que uma das maiores unidades de processamento de carne bovina Paraná fecharia, eliminando centenas de empregos, levou o Sindicarnes-PR a exigir medidas “urgentes” para apoiar o setor.

Em comunicado nesta terça-feira, o sindicato, que representa empresas de carne bovina e suína, disse que o fechamento de uma fábrica da empresa Big Boi é o mais recente golpe para o setor, que eles afirmam estar sofrendo há anos.

O Sindicarnes-PR culpou a alta dos custos, a diminuição da oferta de gado, a fraca demanda interna e a perspectiva de aumento da carga tributária pelas mazelas da indústria.

O Big Boi é o terceiro maior frigorífico do Paraná. Grandes empresas, incluindo JBS , também possuem pelo menos uma unidade no Estado, embora ela esteja parada há anos, disse um porta-voz do Sindicarnes-PR.

O volume de abate do Paraná caiu de 835.000 cabeças de gado em 2019 para 695.000 cabeças em 2021, uma queda de 17%, disse o Sindicarnes-PR citando unidades que estão sujeitas ao sistema de inspeção federal, conhecido como SIF.

Há cinco anos, o abate de gado nessas mesmas fábricas ultrapassava 1 milhão de cabeças anuais.

Segundo a entidade patronal, as coisas ficaram mais complicadas depois que o Paraná se tornou livre de febre aftosa sem vacinação. Isso elevou os preços do gado local, reduziu a oferta de animais e obrigou as empresas a trazer gado de fazendas distantes no Acre e em Rondônia – a custos de transporte proibitivos – porque eles têm o mesmo status sanitário do Paraná.

“Somente em 2020, ano de início das restrições sanitárias, o êxodo de bovinos para outros Estados (principalmente São Paulo) passou de 150.000 cabeças”, disse o Sindicarnes-PR.

A participação do Paraná nas exportações brasileiras de carne bovina e derivados caiu para 0,8% em 2022, de 1,8% em 2019, disse o comunicado.

Mas enquanto as empresas de carne bovina enfrentam dificuldades, o Paraná continua sendo um importante produtor de carne suína e de frango, um Estado onde gigantes como a BRF mantêm grandes instalações. (Por Ana Mano, com informações da Reuters)

Leia também: 

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada outra vez no ES
Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada
Exposição Agropecuária de Aracruz será em setembro
Linhares lançará programa municipal de incentivo a Pecuária
Parceria entre Serra e Sebrae melhora qualidade da pecuária
Syntec do Brasil lança duas vacinas biológicas para equinos
Linhares sediará a Feira de Touros Pró-Genética em julho
Comprovação da vacinação contra febre aftosa vai até sexta
Vacinação contra febre aftosa no ES termina na terça-feira
Leilão para contratar frete para ProVB será nesta quinta (26)

TAGS:
FRIGORÍFICO | CARNE | GADO | CRISE | FABRICAS