ESPORTE NACIONAL

Governo reforça ações para garantir que Rio 2016 seja evento nacional.

Marcos Jorge Lima, tratou do legado a ser deixado pelo evento.

Em 19/01/2016 Referência JCC

A 200 dias do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge de Lima, apresentou um balanço das ações que estão sendo em áreas como mobilidade urbana, segurança e turismo para a Olimpíada, além do legado a ser deixado ao País após o evento esportivo. "Todo esse plano de legado está sendo pensado cuidadosamente para que tenhamos não apenas as edificações, mas uma manutenção integrada com toda essa cadeia de benefícios para a população", disse, ao participar do programa Cenas do Brasil, na TV NBR.

“Estamos com um plano traçado de discussão operacional em todas as capitais, então estamos a mil por hora, toda a equipe do Ministério do Esporte, integrada com toda a equipe do governo federal, e que é uma equipe que tem expertise em grandes eventos”, afirmou. 

Lima disse que o revezamento da tocha olímpica, que começa em 3 de maio, e a passagem do símbolo por mais de 300 cidades de todo o Brasil confirma a intenção do governo federal de nacionalizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, aponta o secretário executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge de Lima. Ele destacou que a nacionalização dos Jogos também passa pelo incentivo da prática esportiva entre a população brasileira.

Lima falou também sobre os resultados do Diagnóstico Nacional do Esporte. O trabalho apurou que 45,9% dos brasileiros não praticaram nenhuma atividade física ou esporte em 2013. A mudança desse quadro  é uma das preocupações do ministro do Esporte, George Hilton.

"O investimento em qualificação e infraestrutura esportiva ficará em todo o País, por meio da Rede Nacional de Treinamento. Precisamos reverter esse quadro dos mais de 45% de sedentários na população brasileira e fazer com que as pessoas invistam mais em si por meio do esporte", disse o secretário executivo.

Mobilidade urbana, turismo e segurança

O programa da TV NBR contou também com as presenças do secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Lopes; do diretor de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto; e do secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues.

"No Rio, a gente tem um conjunto de ações na área de mobilidade urbana. Temos o metrô, o grande investimento, de mais de R$ 9 bilhões, mas temos também toda a reformulação do entorno do Engenhão, o entorno do Parque Olímpico, obras viárias e cicloviárias, obras também no Porto Maravilha", elencou Lopes.

Segundo Rodrigues, da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), a integração dos diferentes níveis de governo e a experiência adquirida pelo Brasil com outros grandes eventos esportivos já realizados no País constituem trunfo à organização. 

"Não há como se pensar em prover a segurança de um evento dessa importância sem a integração dos três níveis de governo e de todas as instituições de segurança. O Brasil teve uma sequência de eventos importantes que nos trouxe uma expertise e uma capacidade operacional que será muito importante. Vamos repetir o modelo que deu certo na Copa", indicou.

Por sua vez, Yamamoto garantiu que o Brasil vai demonstrar mais uma vez sua vocação para receber bem turistas. "Estamos trabalhando de forma bastante motivada para oferecer a melhor experiência ao turista, seja ele o doméstico ou o internacional. Eu tenho certeza que todos serão muito bem recebidos", concluiu.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte