EDUCAÇÃO

​Horta Escolar retorna nas escolas municipais de Vila Velha

Projeto aproxima crianças na prática da questão ambiental e estimula alimentação saudável

Em 03/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

No projeto institucional Horta Escolar, da Secretaria de Educação, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental participam de todo o desenvolvimento do jardim horizontal.

A Horta Escolar está de volta nas unidades municipais. O projeto interdisciplinar, que aproxima as crianças na prática da questão ambiental e estimula a alimentação saudável, está acontecendo em 29 escolas nas cinco regiões de Vila Velha. 

No projeto institucional Horta Escolar, da Secretaria de Educação, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental participam de todo o desenvolvimento do jardim horizontal. Preparam o solo, adubam, plantam, cuidam diariamente e depois colhem. As mudas de plantas são alimentícias, como alface, salsa, cenoura, beterraba, coentro e couve. Então, depois da colheita, é hora de levar para a cozinha.

A união entre a educação ambiental e a oferta desses vegetais após a colheita resulta numa curiosidade dos alunos em provarem.

“O contato que eles têm com o cultivo desses alimentos acaba por despertar neles a vontade de consumir. Algumas crianças têm dificuldade de comer vegetais e folhas, e a Horta Escolar consegue criar uma abertura para eles provarem”, explicou Tainá Guimarães, coordenadora da Educação Ambiental.

Além de consumirem os alimentos após a colheita, os alunos ainda levam para casa. É porque, alinhado a essa experimentação na escola, a ideia é que os aprendizados cheguem nas famílias também, para que continuem estimulando a alimentação saudável no dia a dia.

Toda a experiência na horta é complementar ao aprendizado na sala de aula. É que eles aprendem na teoria sobre vitaminas, nutrientes, vegetais, sobre a importância de preservar o ambiente, dos nutrientes necessários para as plantas se desenvolverem e outros assuntos relacionados.

“A horta é um laboratório vivo, um espaço de aprendizagem na prática, que aproxima as crianças da natureza. Esse projeto, quando trabalhado pelo professor, pode ressignificar sua prática pedagógica, fortalecendo o processo de aprendizagem dos alunos”, complementou Tainá Guimarães. (Semcom/PMVV)

Leia também:

O que é a Lei de Cotas e as disputas em torno de sua revisão
Sai a lista das 10 melhores universidades brasileiras
Escolas de Vila Velha são semifinalistas no Prêmio Nestlé
Inscrições para 2ª edição do ProUni começam segunda (1º)
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda (01)
Educação repassa mais de R$ 8,5 mi às unidades de ensino
Estudantes de Vitória aprendem sobre alimentação natural
Vila Velha: educação lança ambiente virtual de aprendizagem
Aulas on-line do Qualificar ES começam nesta terça-feira (26)
Viana: Alunos são premiados pelo VI Concurso de Desenho
Matrículas abertas para a EJA para o segundo semestre de 2022

TAGS:
VILA VELHA | HORTA ESCOLAR | CRIANÇAS | ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL | COLHEITA