SAÚDE

Hospital Metropolitano mantém certificação de qualidade ONA

Entidade atesta a excelência do atendimento de instituições de saúde.

Em 28/11/2017 Referência JCC / Ascom HM

Entre os dias 16 e 18 deste mês, o Hospital Metropolitano passou por uma auditoria que manteve a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a excelência dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

Segundo a coordenadora da qualidade, Carina Leal Boechat, anualmente, a empresa norueguesa DNV (Det Norske Veritas) realiza o exame em todos os processos para verificar se estão seguindo os requisitos normativos e legais que constam no manual da ONA.

“Trata-se de uma metodologia de avaliação para aferir se conseguimos alcançar o desempenho proposto”, afirmou, explicando que todas as áreas têm indicadores e gestão dos riscos.

Ainda de acordo Carina Leal Boechat, a instituição de saúde faz auditorias internas duas vezes ao ano, nas quais são verificados os mesmos tópicos do Manual ONA e implementadas melhorias.

Destaque

Satisfação do cliente acima da média, clima organizacional, eficiência no gerenciamento de processos, na gestão de custos e em estratégia de negócios são os itens em que o Hospital mais se destaca, de acordo com a última avaliação da ONA, feita em 2016, quando foi recertificado com o nível máximo de excelência.

Para a diretora Clínica, Lia Canêdo, cada resultado positivo mostra aos pacientes que o Metropolitano oferece soluções de saúde com alto índice de qualidade e de segurança. “Temos uma cultura organizacional voltada para a busca contínua da melhoria do atendimento e dos serviços médicos”, afirmou.

Histórico

O Metropolitano conquistou o certificado da ONA em 2012, recebendo o selo nível 2. E, no ano seguinte, obteve o nível 3 de excelência, o máximo. Na época, a avaliação realizada pela DNV analisou diversos quesitos como: liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente, diagnóstico, abastecimento, apoio logístico e infraestrutura. Desde então, passa por auditorias anuais para manutenção e, a cada três anos, pelo processo de recertificação.

De acordo com Carina Leal Boechat, além de verificarem os procedimentos que vêm sendo adotados, os auditores apresentam as melhores práticas de saúde aplicadas em hospitais de todo o Brasil.

Sobre o Hospital Metropolitano

O Hospital Metropolitano, localizado na Serra (ES), é referência em diversas especialidades médicas, como terapia intensiva, cardiologia, clínica médica, infectologia, hematologia e oncologia. O aprimoramento constante da infraestrutura e a atuação de profissionais qualificados, ao lado do foco em segurança e qualidade, posicionam a instituição como um centro de excelência em soluções de saúde, com destaque para os tratamentos de alta complexidade. Único hospital do Espírito Santo a investir em uma unidade totalmente destinada ao paciente geriátrico, dispõe ainda de UTI Cardiovascular moderna, serviço de emergências cardiológicas 24 horas e sobreaviso obstétrico.

(Foto: Divulgação)