CIDADE

Inauguração da Árvore de Natal da Lagoa é adiada após destruição.

Pescadores que moram no local acharam que telhado estava caindo.

Em 20/11/2015 Referência JCC

A destruição e danos na estrutura da Árvore de Natal da Lagoa, provocados por uma forte ventania que atingiu a cidade na madrugada desta sexta (20), provocou o adiamento da inauguração da atração, segundo a Backstage, empresa responsável pela montagem da árvore desde a sua primeira edição, em 1996.

Segundo a assessoria da empresa, equipe de engenheiros contratados está avaliando a extensão desses danos para que sejam tomadas as devidas providências, a fim de repará-la o mais breve possível. Ainda de acordo com a empresa, o incidente não deixou ninguém ferido. A inauguração estava marcada para o próximo dia 28.

Moradores da região ficaram surpresos com a queda de parte da árvore. "Eu caminho todo dia e ela estava praticamente pronta. Todo ano vejo a evolução dela. Destruiu mais da metade. Já estava toda pronta", lamentou a matemática Lucia Figueira.

Pescadores acharam que telhado estava caindo
O pescador Paulo Marins, de 62 anos, contou que duas rajadas de vento derrubaram a estrutura da árvore por volta de 4h30 da madrugada de sexta. Ele mora com outros pescadoras na beira da lagoa.

"Estava tirando peixe da rede. Foram duas rajadas de vento muito fortes. A segunda foi 10 vezes mais forte. A estrutura não aguentou. Foi rápido questão de segundo. Foram só duas rajadas, o vento arranca tudo e vai. Os colegas estavam todos dormindo. Acharam que o barulho era do telhado caindo, pularam todos da cama", contou ele.

O tema do espetáculo desse ano é a renovação da vida. As luzes vão simular gotas de chuvas, plantas, flores, o mapa do mundo e o destaque para o Rio – a capital olímpica de 2016. Essa é a 20ª edição da maior árvore de natal flutuante. A visita à árvore é considerada o terceiro maior evento da cidade do Rio de Janeiro depois do Carnaval e do Réveillon.

Os 11 flutuadores que formam a base de 810 metros quadrados que sustentam a árvore foram transportados de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, até a Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas, na Lagoa, local em que tradicionalmente é montada desde 1996.

Os flutuadores, peças de metal naval que medem 12 metros de comprimento, 2,44 m de altura e 3 m de largura, pesam entre 12 e 16 toneladas. Para serem colocados na água, foram içados por um guindaste de 120 toneladas. O processo envolveu 30 profissionais, além de uma equipe de operadores de trânsito que acompanhou a chegada dos flutuadores, desde o transporte até a montagem.

Fonte: G1