ECONOMIA NACIONAL

Indústria e sindicatos divergem sobre grau de redução dos juros

O corte de 0,5 ponto percentual nos juros foi recebido de maneira distinta pelas entidades

Em 21/09/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

A Força Sindical lamentou a decisão do BC, considerando extremamente tímida a queda de apenas 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros.

O corte de 0,5 ponto percentual nos juros básicos foi recebido de maneira distinta pelas entidades do setor produtivo. A indústria considera adequado o ritmo de redução, mas as centrais sindicais cobram cortes maiores e consideram que a política monetária ainda está restritiva.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) foi adequada. A entidade ressalta que a expectativa de cortes nas próximas reuniões ajudará a reduzir pressões negativas sobre a economia.

>> Queda da Selic barateia pouco crédito e prestações, diz Anefac

“A redução da Selic é necessária, não compromete o processo de combate à inflação e evita mais restrições à atividade industrial”, afirmou em nota o presidente da CNI, Robson Andrade.

Ele afirmou ser necessário reverter o quadro negativo de concessão de crédito às empresas, que caiu 5% nos sete primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em nota divulgada à imprensa, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) avalia que “a contínua redução nos preços correntes tem contribuído para a diminuição das expectativas inflacionárias. Em especial, a dinâmica mais benigna da inflação de serviços tem desempenhado um papel importante nesse processo. Além disso, a desaceleração do mercado de trabalho é um elemento que torna mais evidente o ritmo mais lento da economia, já projetado para este segundo semestre”. A entidade defende ainda a aprovação das reformas tributária e administrativa para melhorar o ambiente de negócios e estimular o crescimento econômico. 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também considerou positiva a redução da Selic, mas pede cortes maiores. Para a entidade, os juros básicos em 12,75% ao ano travam a economia. A central destacou que os movimentos sociais continuam com a campanha #JurosBaixosJá para que os juros alcancem um nível que gere emprego e renda.

“Essa mudança de rumo [do Banco Central] é positiva, mas, como sociedade civil organizada, como trabalhadores e trabalhadoras, precisamos manter a pressão. Se puxarmos o histórico, veremos que as decisões do Copom são sempre baseadas no mercado e não nos interesses da população e do desenvolvimento do país. Essa inflexão, portanto, é fruto dessa clareza que a população vem ganhando sobre a obrigação dessa entidade nos rumos da economia do país”, avaliou a presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT Nacional, Juvandia Moreira.

A Força Sindical lamentou a decisão do BC, considerando extremamente tímida a queda de apenas 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros.

“Entendemos que com esta queda conta-gotas, o Banco Central perdeu uma ótima oportunidade de fazer uma drástica redução na taxa de básica de juros, que poderia funcionar como um estímulo para a criação de empregos e para o aumento da produção no país. Infelizmente, a taxa, que agora é de 12,75% ainda inibe o consumo e trava o crédito”, ressaltou a entidade. (Por Wellton Máximo e Alana Granda/Agência Brasil)

Leia também:

Queda da Selic barateia pouco crédito e prestações, diz Anefac
Japão suspende importação de carne de Mato Grosso do Sul
Economia cresce 2,7% no trimestre encerrado em julho
Tarifa reduzida de importação de 12 produtos de aço subirá
Atividade econômica tem alta de 0,44% no mês de julho
Copom inicia reunião do ano sob expectativa de corte nos juros
Governo apresenta Novo PAC a diplomatas estrangeiros
Mercado eleva a projeção do crescimento da economia
IBGE aponta que 9,2% das pessoas ocupadas são sindicalizadas
Vendas no comércio varejista crescem 0,7% em julho, diz IBGE
Apesar de estiagem, país teve safra recorde no ano passado

TAGS:
INDÚSTRIA | SINDICATOS | REDUÇÃO | JUROS | ENTIDADES