CIDADANIA

Inscrições para projeto Mulheres da Paz começam nesta segunda (13)

As mulheres podem ajudar a construir a cultura de paz em Vitória.

Em 09/07/2015 Referência JCC

As mulheres podem ajudar a construir a cultura de paz em Vitória. As inscrições para o processo de seleção pública simplificada para o projeto Mulheres da Paz, a ser executado nos bairros Itararé e da Penha, começam nesta segunda-feira (13) e seguem até sexta (17).

Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para moradoras dos dois bairros. As inscrições poderão ser feitas das 8 às 17 horas, no espaço onde vai funcionar o projeto, na rua Robert Kennedy, nº 37, em Itararé. Veja o edital.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação documental e entrevista. Nesta, entre os itens observados, estão capacidade de liderança, comunicação, articulação, envolvimento e compromisso com a comunidade.

Capacitação

Segundo a gerente de Políticas de Promoção de Gênero da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Lorena Padilha, o projeto tem como objetivo capacitar mulheres que exerçam liderança formal e informal na comunidade e propiciar o conhecimento da rede de proteção social e a discussão de temas importantes como Direitos Humanos e o acesso à Justiça.

"Essas lideranças femininas encaminharão jovens para os projetos sociais e para a rede socioassistencial local. As mulheres selecionadas receberão uma bolsa mensal de R$ 190 durante 12 meses e serão acompanhadas pela equipe técnica do projeto, formada por duas assistentes sociais, duas coordenadoras pedagógicas, uma psicóloga e uma assessora jurídica", explica Padilha.

Requisitos

Podem participar mulheres com mais de 18 anos de idade; que tenham disponibilidade de 12 horas semanais; renda familiar de até dois salários mínimos; sejam moradoras dos bairros da Penha ou de Itararé; e que sejam lideranças formais ou informais no bairro onde moram.

O resultado final do processo de seleção será divulgado entre os dias 6 e 8 de agosto, com aula inaugural de capacitação inicial prevista para o dia 10 de agosto.

Protejo

O Protejo é um projeto que irá selecionar, capacitar e acompanhar jovens de 15 a 24 anos no Programa Social Formativo e de qualificação para o mercado de trabalho. Ao todo, 75 jovens dos bairros da Penha e Itararé serão selecionados e acompanhados pelas Mulheres da Paz e receberão o benefício de R$ 100 por mês, durante um ano.

Por meio da formação cidadã, o Protejo desperta no jovem as suas potencialidades, aprimorando conhecimentos e habilidades. Assim, oferece a oportunidade de acesso a tecnologias, apresentando alternativas para seu crescimento social e pessoal, a partir de atividades que resgatam sua autoestima e que valorizam a convivência não-violenta e solidária.

Fonte:PMV