ESPORTE INTERNACIONAL

Judô conquista vitória e mantém invencibilidade.

Time brasileiro de judocas venceu a Venezuela nas cinco lutas que disputaram.

Em 18/12/2015 Referência JCC

O Brasil chegou à sétima vitória consecutiva no Super Desafio BRA de judô nesta quarta-feira (16). Diante da Venezuela, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), os donos da casa venceram as cinco lutas. A equipe mista foi formada por Gabriela Chibana (49 kg), Aléxia Castilhos (63 kg), Renata Januário (78 kg), Igor Pereira (73 kg) e Gustavo Assis (90 kg).

Gabriela Chibana (48 kg) abriu o duelo com vitória por ippon sobre Jailyz Oropeza em sua primeira participação no torneio internacional. "Nunca tinha lutado esse evento e fazer a luta de abertura te deixa um pouco ansiosa. Isso é um dos pontos positivos do desafio, a oportunidade que a gente tem de lutar nessas condições e aprender a controlar melhor o emocional", considera a peso-ligeiro.

Assim como ela, Igor Pereira (73 kg) também conseguiu o ippon na segunda luta, contra Disney Ramos, ampliando a vantagem brasileira no confronto para dois a zero. "Esse é um evento que tem um valor maior do que a gente imagina, com a torcida junto e a responsabilidade de representar bem o Brasil", disse o peso-leve, que nunca havia enfrentado o adversário venezuelano. "Ele surpreendeu um pouco, mas consegui montar minha estratégia e vencê-lo."  

Terceira a entrar no tatame, a jovem Aléxia Castilhos (63 kg), que está em seu último ano de classe júnior (Sub 21), bateu Osneydy Ramírez por waza-ari e garantiu a vitória brasileira com o 3 a 0. "Eu gosto muito de competição por equipes e esta já foi uma iniciação na classe sênior, apesar de eu ter lutado o Grand Slam do Rio, em 2010, quando tinha apenas 15 anos. Foi uma experiência diferente, com torcida e televisão. Minha família e amigos puderam assistir e já recebi várias mensagens", comentou a meio-médio.

Apesar da vitória já garantida, os dois últimos judocas brasileiros a lutar não relaxaram e também venceram seus combates, fechando a disputa em 5 a 0. Gustavo Assis (90 kg) fez o quarto ponto com ippon sobre Antonio Rodríguez, e Renata Januário (78 kg) fechou a conta ao vencer Esphanny Miranda no último combate.

A equipe do Brasil agora entra em férias. A reapresentação será no dia 6 de janeiro para um treinamento de campo internacional em Pindamonhangaba (SP). A primeira competição do ano olímpico será o Grand Prix de Havana (Cuba) nos dias 23 e 24 de janeiro.

Fonte: Ministério do Esporte