ESPORTE NACIONAL

Judô é forte promessa de medalha nos Jogos Rio 2016.

Brasil está no grupo de maiores potências dos tatames, ao lado do Japão, da França e da Rússia.

Em 20/04/2016 Referência JCC

O Centro de Treinamento de Alta Performance do Time Brasil é a base de preparação de um dos esportes que é considerado carro-chefe de possíveis medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: o judô, que promete apresentar alto nível técnico dos atletas brasileiros.

Dentre os 14 classificados para o campeonato, está o 3º Sargento do Exército Brasileiro Victor Rodrigues Penalber de Oliveira, nascido em 22 de maio de 1990, hoje tem com 25 anos. Estreou sua vida de judoca aos quatro anos e agora, com 21 anos de experiência como atleta de Judô é o 4º do ranking Internacional.

“Grande parte dos meus ídolos são militares e, desde muito novo, eu percebi o quanto isso era importante para a trajetória do atleta. Quando completei 18 anos, me alistei e entrei para o Exército como soldado e, mais tarde, comecei a participar do Programa para Atletas de Alto Rendimento”, afirmou ele.

O Brasil, que está presente hoje no grupo de maiores potências dos tatames, ao lado do Japão, da França e da Rússia, soma 19 medalhas olímpicas, sendo três de ouro, e sobe ao pódio há oito edições dos Jogos, desde Los Angeles 1984. Nas olimpíadas de 2016, o Brasil tentará conquistar pelo menos cinco medalhas, superando o seu recorde de quatro pódios em uma edição obtido em Londres 2012 (uma medalha de ouro e três de bronze).

“O Exército ajuda o atleta a alcançar seu melhor rendimento. Uma parte do treinamento é feita dentro do quartel e a outra, fora, até porque, no caso do judô, os clubes são fora do quartel. No judô não conseguimos treinar sozinhos. É preciso ter outros atletas, adversários duros para que possamos evoluir, e eles estão nos clubes”, finalizou Penalber.

Fonte: Exército Brasileiro