MEIO AMBIENTE

Lançamento do 24º Prêmio Embraço de Ecologia será no dia 30 de junho.

Em 23/06/2016 Referência Por

Joinville – A 24º edição do Prêmio Embraco de Ecologia será lançada oficialmente no dia 30 de junho, quinta-feira, na Associação Empresarial de Joinville (Acij). O evento contará com a presença de professores e diretores de instituições de ensino, que acompanharão a palestra “Espaços Educadores Sustentáveis – Conexão da Gestão, Currículo e Espaço Físico”, ministrada pela professora Dulce Maria Pereira, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP). Os participantes também poderão conferir o 4º Seminário de Educação Ambiental de Joinville.

            Neste ano, o prêmio abordará o tema “Estruturas Sustentáveis”. As inscrições para as categorias “Ação” (que prevê o período de um ano de execução) e “Transformação” (dois anos para implantação) deverão ser realizadas entre 1º de julho e 30 de setembro, pelo site www.embraco.com.br/ecologia. No ano passado, foram 34 projetos inscritos e cinco premiados. Todos os trabalhos seguem a metodologia de Espaços Educadores Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), que promove a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conquista da sustentabilidade socioambiental e a melhoria da qualidade de vida.

           Além de incentivar e reconhecer as práticas socioambientais adotadas nas instituições de ensino, o Prêmio Embraco de Ecologia tem como objetivo contribuir para aprofundar o conhecimento e as metodologias que sustentam a implementação da política das escolas sustentáveis em Joinville, em parceria com o Estado e o município. “A Embraco acredita em sustentabilidade. Quando se olha para o tripé da sustentabilidade, que é trabalhar as dimensões econômicas, ambiental e social, entende-se que é preciso devolver algo para a comunidade. Fazemos isso fomentando a educação ambiental nas instituições”, afirma o diretor de operações da Embraco Brasil, Emerson Zappone.

           No período da tarde, será realizado o 4º Seminário de Educação Ambiental de Joinville, que terá como objetivo estimular uma reflexão sobre a contribuição do Prêmio Embraco de Ecologia nas propostas de educação ambiental desenvolvidas no município. O evento contará com uma mesa-redonda sobre os Espaços Educadores Sustentáveis.

Programação

8h – Recepção

8h30 – Lançamento

9h30 – Intervalo

10h – Dinâmica

10h15 – Palestra “Espaços Educadores Sustentáveis – Conexão da Gestão, Currículo e Espaço Físico”, com a professora Dulce Maria Pereira

12h – Almoço

13h30 – 4º Seminário de Educação Ambiental

16h30 – Intervalo

17h – Encerramento

Sobre o prêmio

          Em mais de duas décadas, o prêmio recebeu 823 projetos, 106 dos quais implantados com o patrocínio da empresa. O prêmio abrange os níveis da educação infantil e ensino fundamental e se constitui na principal ação de investimento social da Embraco no Brasil. Com mais de 100 mil pessoas beneficiadas, foi classificado entre as boas práticas do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecido pelos prêmios Eco, da Câmara Americana de Comércio, e Expressão de Ecologia, e incluído no currículo de apresentações em conferências de educação ambiental dentro e fora do Brasil.

             Em 2015, cinco escolas foram premiadas com o troféu Quero-Quero. Na categoria Ação, que prevê um ano para a implantação, os vencedores foram o CEI Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco, CEI Cachinhos de Ouro, Escola Municipal Alfredo Germano Henrique Hardt e a Escola de Educação Básica Professora Alícia Bittencourt Ferreira. O CEI Alegria de Viver ganhou na categoria Transformação, que conta com dois anos para finalizar o projeto.

           Para mais informações e detalhes sobre o prêmio, acesse o site www.premioembracoecologia.com.

Sobre a Embraco

         A Embraco é uma multinacional do setor de compressores herméticos para refrigeração focada em inovação. O compressor é o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade de produção anual de 39 milhões de unidades, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 11 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil (a sede fica em Joinville, Santa Catarina, Brasil), na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e Rússia. Para saber mais sobre a Embraco, siga-nos pela fan page www.facebook.com/embracobr ou acesse www.embraco.com.

Por  Taís Barros/In Press Assessoria de Comunicação