POLÍTICA CAPIXABA

Líder do "Vem pra rua" do ES que burlou ponto deixa cargo no PSDB

Armando Fontoura havia sido eleito secretário-geral do partido no domingo.

Em 20/05/2015 Referência JCC

O secretário-geral do PSDB de Vitória Armando Fontoura, escolhido nas eleições do diretório municipal do partido, no domingo (17), não vai assumir o cargo, segundo informações do novo presidente Wesley Goggi.

Armando, de 23 anos, foi flagrado em um vídeo batendo ponto na Câmara de Vitória e, em seguida, deixando a sede do legislativo municipal. O caso ocorreu em 2013, quando Armando era funcionário do vereador Luiz Emanuel. O jovem foi exonerado no mesmo ano.

Eleições do diretório municipal
A chapa de Armando derrotou a chapa 1, “Unir e Avançar”, que era apoiada por nomes tradicionais no PSDB, como o ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas, o vice-governador do Estado, César Colnago, e o deputado estadual Sérgio Majeski.

Após a divulgação e repercussão do vídeo, Armando usou o seu perfil na rede social para anunciar a renúncia ao cargo. "Estou tomando a decisão de renunciar ao posto de secretário-geral ao qual fui eleito no ultimo domingo na executiva municipal do PSDB", disse na publicação.

Segundo o jovem, a decisão tem o objetivo de preservar o que ele já havia construído dentro do partido. "Continuarei contribuindo dentro da executiva do PSDB de Vitória, não com a investidura de cargos e sim como um humilde soldado e militante", escreveu.

Ao jornal A Gazeta, o presidente eleito Wesley Goggi afirmou que "em decisão conjunta do diretório, definimos que ele (Armando) não vai mais ocupar nenhum cargo na direção executiva", afirmou.

Vídeo
As imagens "vazaram" somente agora, após as eleições do diretório municipal da sigla. Armando foi eleito secretário-geral do PSDB da capital, pela chapa 2 – "De Volta ao Pulsar das Ruas".

O caso chamou atenção porque Armando é um dos líderes do movimento “Vem pra rua”, que luta contra a corrupção. Em nota, Armando pediu desculpas e alegou que foi "induzido ao erro" pelo próprio vereador Luiz Emanuel.

Nomeação e exoneração
A assessoria do vereador Luiz Emanuel (PSDB) informou, por meio de nota, que Armando Fontoura Borges Filho foi nomeado como assessor parlamentar no seu gabinete, um cargo comissionado, no dia 9 de janeiro de 2013.

A exoneração ocorreu em 20 de março de 2013 devido a divergências. Sobre o vídeo, o vereador esclareceu que tem conhecimento dele, mas não sabe quem o divulgou.

Em nota, Luiz Emanuel informou ainda que, "com o objetivo de cessar as especulações sobre o assunto, irá acionar judicialmente o Sr. Armando Fontoura Borges Filho para que ele comprove todas as calúnias que faz em seu discurso, atingindo diretamente a honra e moral do vereador".

Câmara
Por meio da assessoria de imprensa, a Câmara Municipal de Vitória informou que não possui mais a cópia dessas imagens, já que elas são sobrepostas a cada 60 dias e o vídeo em que Armando aparece é de 2013.

Ainda de acordo com a Câmara, na época, o vídeo foi solicitado pelo então presidente da Casa, Fabrício Gandini, e disponibilizado pelo vereador Luiz Emanuel.

Fonte: G1