TEMAS GERAIS

Linhares ocupa 1º lugar no ranking do Índice Firjan no ES

Linhares obteve 1º lugar em todo o ES e o 40º em todo o Brasil na avaliação do Índice Firjan

Em 28/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Deivid Gava-Ascom/PML

Em relação ao ano de 2018, por exemplo, Linhares subiu 17 posições no ranking capixaba, saindo do 18º lugar para o topo do ranking e saltou 91 posições no ranking nacional, saindo da 131° posição para alcançar a 40º. posição em todo o Brasil.

Dos 5.239 municípios brasileiros avaliados, Linhares obteve o primeiro lugar em todo o Espírito Santo e o 40º. em todo o Brasil na avaliação do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na última quinta-feira (21).

Com uma pontuação variando entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município, Linhares recebeu nota 0,9591, ficando no grupo seleto de 11,7% do total de municípios brasileiros que ultrapassaram a marca de 0,9 pontos e considerados gestão de excelência para a Firjan. No Espírito Santo, apenas cinco cidades conquistaram essa pontuação.

Em relação ao ano de 2018, por exemplo, Linhares subiu 17 posições no ranking capixaba, saindo do 18º lugar para o topo do ranking e saltou 91 posições no ranking nacional, saindo da 131° posição para alcançar a 40º. posição em todo o Brasil.

Nesta edição, o IFGF avaliou as contas de 5.239 municípios, onde vivem 94,4% da população brasileira. O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras e disponibilizados anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).


Prefeito de Linhares Guerino Zanon. Foto: Felipe Reis-Ascom/PML

“A gestão eficiente e de excelência é de extrema importância para que o Município possa manter e ampliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população, que hoje são exemplos para todo o Espírito Santo. Linhares consegue harmonizar desenvolvimento econômico e inclusão social com boas práticas da gestão pública, controle das contas, investimentos e transparência dos gastos públicos”, avalia o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O levantamento mostra que as contas do município linharense apresentam níveis de excelência em autonomia, gestão fiscal, gastos com pessoal, liquidez e investimentos, que no ranking geral a colocaram entre as 40 cidades brasileiras mais bem avaliadas pela Firjan.

No cenário nacional, o estudo acende um alerta na gestão dos recursos públicos e deixa claro que Linhares não só driblou os prejuízos mais graves da crise sanitária, em decorrência da pandemia, e a econômica, como também se fortaleceu do ponto de vista institucional, para garantir as melhorias necessárias à população.

“Linhares se destaca entre as melhores cidades do Brasil graças aos investimentos na saúde e na educação e ao apoio da administração municipal aos outros setores que impulsionam a economia da cidade, além de escolas e hospitais bem equipados, ruas pavimentadas, saneamento, iluminação pública, entre outros”, ressaltou o prefeito Guerino Zanon.

No Espírito Santo, os cinco primeiros do ranking Firjan que apresentaram alto desenvolvimento (acima de 0,9%) são: Linhares (0,9591); Cariacica (0.9389), São Domingos do Norte (0.9283), Serra (0.9178) e Guarapari (0.9022).

Índice Firjan

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi criado em 2008 para monitorar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros e analisa três vertentes fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego & Renda. O que é analisado em cada quesito:

Emprego & Renda: geração de emprego formal, absorção da mão de obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e desigualdade.

Educação: matrículas na educação infantil e no ensino fundamental o abandono, distorção idade série, docentes com ensino superior, média de horas-aula diárias e resultado do IDEB.

Saúde: número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e internação sensível à atenção básica (ISAB). (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

PF desarticula quadrilha que extraía ouro de terra indígena
Cantor é preso após calote de R$ 340 mil em marcas de luxo
Polícia Federal combate fraudes em contratos na Docas do Rio
Força-Tarefa da PF terá GCM de Vitória, de Vila Velha e PRF
PRF registra queda de 21% em acidentes graves durante feriado
Operação da Sefaz apreende mais de 12 mil maços de cigarro
PF faz operação contra empresa investigada na CPI da covid
GCM de Vitória cumpre mandado de prisão e recupera carro
Convênio com SESP integra Guarda Civil de Serra ao CIODES
Homicida é preso pela Guarda Civil Municipal de Vitória

TAGS: 
LINHARES | ÍNDICE FIRJAN | IFGF | IFDM | MUNICÍPIOS