CULTURA

Livros digitais: oportunidades para diversão e aprendizagem

Além do texto, a literatura digital envolve recursos multimídias como áudio, animações.

Em 08/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Itaú Social

Diferente dos e-books, que tem a mesma característica dos livros físicos, a literatura digital carrega recursos visual, sonoro e interativo para tornar a leitura mais prazerosa e divertida.

pensou ler uma história e decidir qual é o destino do protagonista? Ou, durante a leitura, interagir com o cenário ou escutar conversas dos personagens? Essas interações são apenas algumas das possibilidades que a literatura infantil digital oferece durante a mediação de obras digitais para as crianças.

Essas obras são diferentes de um e-book, que tem basicamente as mesmas características de um livro impresso. Com recursos interativos de texto, efeitos sonoros, animações e gestos do leitor, possibilita uma experiência que compreende a visão, a escuta, a fala, a criatividade, a coordenação motora, entre outros. 

A oferta de livros digitais tem se tornado mais popular como surgimento de aplicativos e plataformas de leitura, como é o caso da Estante Digital, do Itaú Social, que disponibiliza 22 títulos com recursos interativos, trilha sonora e animações.

“Apesar das crianças terem uma facilidade natural com a internet, a mediação do adulto é importante para apresentar os recursos disponíveis da literatura digital, além de oferecer apoio ao leitor infantil para acessar e interagir com a história. Graças a essa característica, o envolvimento da família também contribui para o fortalecimento de laços afetivos com a criança”, conta a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Destacamos alguns aspectos importantes para realizar uma boa mediação de literatura digital e promover uma experiência rica com a criança.

Preparação:
Antes de tudo, o mediador de leitura precisa conhecer a história e fazer uma leitura prévia, a fim de conhecer seus recursos multimídias, identificar as potencialidades do texto e os desafios que a obra traz;

Interatividade:
O mediador precisa estar atento para aproveitar ao máximo as oportunidades e recursos que a literatura digital disponibiliza, possibilitando uma maior imersão na história;

Escuta ativa:
É preciso proporcionar momentos de trocas entre a criança e quem faz a mediação, possibilitando que a leitura favoreça laços afetivos e amplie os sentidos;

Praticar conversa:
É fundamental estimular o diálogo, o prazer e a brincadeira entre as crianças com os mediadores e com a obra;

Livre expressão:
Durante a leitura, a criança deve ser acolhida para que se sinta livre para expressar os efeitos provocados pela experiência literária.

Curso:
Com a proposta de explorar a potencialidade da literatura digital, o Itaú Social lançou a formação “Mediação de literatura infantil digital”. O conteúdo apoia a mediação de leitura do adulto para e com a criança de forma acolhedora, significativa e segura para a criança. O curso é gratuito e está disponível no site polo.org.br. (Por Lucas Abreu Antonio/AsImp/Itaú Social)

Leia também:

Oktoberfest Linhares: 1ª edição da festa começa sexta (7)
São Paulo recebe primeiro festival de cinema e gastronomia
Exposição mostra paisagens e monumentos de Vila Velha
Jovem de Sooretama constrói casa com dinheiro dos livros
Escola de Vitória abre semana de arte com uma exposição
Serra suspende visitação à Igreja Reis Magos e Queimado
Vitória: Mucane recebe exposição com obras intergeracionais
Vem aí a 27º Festa das Paneleiras de Goiabeiras em Vitória
Cariacica abre as inscrições para curso de musicalização
Vitória: Lei Rubem Braga promove o espetáculo de ópera

TAGS:
CULTURA | LEITURA | DIGITAL | LIVROS | ITAÚ DIGITAL