POLÍTICA INTERNACIONAL

Lula poderá receber Macron e Olaf Scholz já em janeiro

Presidente francês, Emmanuel Macron, e chanceler alemão, Olaf Scholz, em encontro na França.

Em 30/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS

As visitas de Emmanuel Macron e Olaf Scholz nas primeiras semanas do novo governo é um sinal da retomada das relações exteriores que Lula vem pregando desde a campanha, justamente com dois governos, França e Alemanha.

BRASÍLIA - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva poderá receber, já em janeiro, as primeiras visitas oficiais de chefe de Estado, do presidente da França, Emmanuel Macron, e do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disseram à Reuters duas fontes que acompanham as negociações.

Ainda não há datas determinadas para as visitas, que estão em negociação entre as equipes diplomáticas de Lula e da França e da Alemanha e só devem ser fechadas depois da posse de Lula, no próximo domingo.

Posse de Lula

Nem Macron nem Scholz vem à posse –a Alemanha será representada pelo presidente Frank-Walter Steinmeier e a França, por um enviado especial ainda não divulgado–, mas ambos receberam Lula na Europa, com tratamento de chefe de Estado, antes mesmo do petista ser oficialmente candidato à Presidência.

A visita nas primeiras semanas do novo governo é um sinal da retomada das relações exteriores que Lula vem pregando desde a campanha, justamente com dois governos, França e Alemanha, com quem o governo de Jair Bolsonaro teve atritos constantes, especialmemte por causa da pauta ambiental.

Questionada sobre a possível visita, a chancelaria alemã disse não ter informações sobre os planos de Scholz a respeito. A chancelaria geralmente anuncia os planos de viagem de Scholz às sextas-feiras para a semana seguinte.

O Elysee

De acordo com as fontes ouvidas pela Reuters, ainda no primeiro trimestre do ano Lula deve também retomar as viagens internacionais, fazendo o circuito Argentina, Estados Unidos e China que tinha planejado para antes da posse.

Até o momento, Argentina é a única com data prevista, entre os dias 23 e 25 de janeiro. Lula deve participar da Cúpula Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e emendar em uma visita bilateral ao presidente do país, Alberto Fernandez.

A viagem aos Estados Unidos deve ser nos últimos dias de janeiro ou já no início de fevereiro, enquanto a visita a China possivelmente ocorrerá em março, disseram as fontes à Reuters.

Ao ser eleito, Lula já adiantava que pretendia retomar em breve as viagens ao exterior, e convites chegaram a ser feito para visitas a Buenos Aires e capitais europeias, mas a necessidade de solucionar não apenas sua equipe, mas o orçamento para seu primeiro ano de governo, impediram os planos além de sua presença na COP 27, no Egito, logo depois das eleições.

Interesse internacional

A posse de Lula, no próximo domingo, dá uma dimensão do interesse internacional no terceiro mandato de um presidente que fez das relações internacionais um dos pontos centrais de seus governos anteriores.

Até agora, 19 chefes de Estado confirmaram presença –o maior número até hoje, superando até a primeira posse de Lula, em 2003. Também confirmaram outros 10 vice-presidentes ou vice-primeiro-ministros, além de chefes de Poderes de seis países e representantes de alto nível de 27 países, incluindo a secretária do Interior dos EUA, Deb Haaland, que virá representando o presidente Joe Biden. (Por Lisandra Paraguassu. Reportagem adicional de Maria Sheahan em Berlim e Geert De Clerq em Paris - REUTERS - https://istoe.com.br/author/reuters/)

Leia também:

Macron apoia plano de Lula de fazer COP30 na Amazônia
Trump anuncia pré-candidatura à Presidência dos EUA
Lula vai pedir à ONU para Brasil sediar a COP30 em 202
No G20, Joe Biden anunciou novos investimentos no Brasil
Portugal facilita visto para quem buscar emprego no país
ES adere a Associação com 2.500 entes em todo o mundo
EUA têm eleições que podem definir futuro de Biden e Trump
Scholz pede influência da China para deter guerra da Rússia
Rishi Sunak é proclamado novo premiê do Reino Unido
Tensão entre EUA e Arábia Saudita continua escalando
Tropas ucranianas recolhendo corpos de soldados em Lyman

TAGS:
EMMANUEL MACRON | FRANÇA | ALEMANHA | LULA | VISITA | BRASIL | LOLAF SCKOLS