MEIO AMBIENTE

Mais 70 mil mudas são semeadas em Viana (ES) para refloestamento.

Desde que o programa foi lançado, em 2014, 350 mil mudas já foram plantadas.

Em 20/07/2016 Referência JCC

A Secretaria de Agricultura prepara mais uma leva de mudas para o Programa Reflorestar Viana. Nesta nova remessa, 70 mil mudas de diferentes espécies de árvores nativas estão sendo germinadas na estufa da Fazenda Experimental, em Formate, no viveiro da Fazenda do Incaper, em Jucuruaba, e no viveiro da Secretaria de Agricultura, em Viana Sede.

As mudas são de amburana, ipê rosa e amarelo, paineira rosa, sansão do campo, jequitibá branco, embaúba branca, cedro rosa, jacarandá bahia, açaí, juçara e cupuaçu. E, segundo o secretário de Agricultura de Viana, Ledir Porto, elas já têm destino. “Já estamos planejando ações para o plantio às margens do Rio Jacarandá e os produtores ligados ao programa também podem nos procurar”, afirmou.

Desde que o programa foi lançado, em 2014, 350 mil mudas já foram plantadas nas margens das nascentes dos rios do município.

Reflorestar Viana

O ‘Reflorestar Viana’ tem como objetivo promover o plantio de mudas de árvores nativas na encosta dos rios para a preservação da água. O programa, que iniciou em 2014, visa recuperar e preservar as fontes que alimentam o Rio Jucu, uma das principais fontes de abastecimento de água da Grande Vitória. O Reflorestar Viana foi vencedor do Inoves em 2015, na categoria 'Práticas Transformadoras'.

Fonte: Secom-Viana