MEIO AMBIENTE

Mancha na Praia de Carapebus é minério, confirma ArcelorMittal.

A mancha que parecia óleo, chamou atenção dos moradores e banhistas.

Em 18/04/2016 Referência JCC

Uma mancha escura, aparentando ser óleo, despertou a curiosidade e chamou atenção de moradores da região e dos banhistas que frequentavam a Praia de Carapebus, município de Serra, no último dia 17.

Segundo moradores e banhistas, a mancha escura apareceu, foi se avolumando e espalhando, surpreendendo a todos que ali estava, ou passavam.

SURPREENDIDOS

“Fomos surpreendidos com a mancha de óleo, que já está próximo à faixa de areia”, relatou. Ela estava com três crianças. “Elas tiveram que sair da água porque ela estava totalmente tomada pela mancha. O mar está escuro e preto”, disse a diretora de escola, Lindinalva Freitas Cardoso.

Um morador, que preferiu não se identificar, disse que a mancha já estava tomando  boa parte da praia. “Nunca aconteceu e o óleo vem da direção da ArcelorMittal. A praia está cheia de pessoas e o mar já está preto por conta do óleo”.

No fim da tarde, a ArcelorMittal Tubarão emitiu nota informando que a mancha não se  trata de óleo, mas sim, de matéria-prima usada por ela no processo de produção. A empresa afirma que está tomando as providências para limpar a região.

A NOTA

“A ArcelorMittal Tubarão informa que, após análise de material disponível na área afetada de Carapebus, percebeu-se que não se trata de óleo e sim matéria-prima, possivelmente de um desvio pontual de seu processo de produção. Junto ao Iema, está tomando todas as medidas cabíveis para limpeza imediata do local”.