TEMAS GERAIS

Mantenha uma distância saudável destes 3 tipos de personalidade

Por mais difícil que às vezes seja eliminar pessoas tóxicas de sua vida, também é importante saber que a unilateralidade de tais relacionamentos acabará por lhe causar agonia e decepção.

Em 12/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Tiko Aramyan / Shutterstock

Psicólogo explica como é possível identificar os sinais de um relacionamento potencialmente perturbador antes de investir muito nele.

Todos nós conseguimos pensar em pessoas que nos fizeram mal na vida – seja um parceiro romântico, um amigo ou um colega. Com o benefício da retrospectiva, podemos ver como nosso relacionamento com eles foi mais prejudicial do que bom e que nossa vida atual é muito melhor sem eles.

Mas como é possível identificar os sinais de um relacionamento potencialmente perturbador antes de investir muito nele? Aqui estão três coisas que você deve procurar para se salvar dos destroços emocionais de uma dinâmica de relacionamento doentia.

Tenha cuidado ao investir em uma pessoa emocionalmente indisponível

Perseguir um relacionamento com uma pessoa emocionalmente indisponível, seja romanticamente ou platonicamente, muitas vezes é forçar-se a uma dança de ‘perseguidor-distanciador’. Em um relacionamento assim, quanto mais você persegue a outra pessoa, buscando aprovação, intimidade e/ou conexão, mais ela pode se distanciar de você. Isso pode ser extremamente desgastante, pois leva a sentimentos persistentes de insatisfação, baixa autoestima e desconexão.

As pessoas tendem a supor que os homens são mais propensos a desempenhar o papel de distanciador, mas pesquisas publicadas na Sexual and Relationship Therapy mostram que não é incomum que as mulheres também pratiquem o distanciamento emocional. Independentemente disso, para um relacionamento prosperar, ambas as partes precisam estar investidas e dispostas a expressar e testemunhar as vulnerabilidades uma da outra.

Evite os que não se desculpam

Um “não-desculpador” é alguém que acha difícil assumir seu comportamento, especialmente nos casos em que um pedido de desculpas é justificado.

Todos nós cometemos erros, então, todos nós devemos possuir a capacidade de pedir desculpas. Pedir desculpas em momentos críticos é um componente essencial para relacionamentos saudáveis.

Além disso, as desculpas não devem ser reservadas apenas para os maiores erros de alguém. Reconhecer seus pequenos erros é importante e mostra um cuidado genuíno pela pessoa que pode ter sido vítima deles.

Um pedido de desculpas tão simples quanto “Sinto muito por ter chegado mais tarde do que prometi, perdi meu alarme, por favor, saiba que valorizo ​​muito nosso tempo juntos” seguido de uma ação corretiva basta.

Já que quem não se desculpa geralmente não percebe seu comportamento imprudente, conversar pode ser o melhor a se fazer. Mas, se você sentir que a pessoa está ciente do mal que seu comportamento fez a você, e ainda assim não se desculpa – seja por princípios ou devido a uma visão distorcida da situação -, provavelmente é melhor se livrar do relacionamento.

Tenha cuidado com os que buscam status

Todos os relacionamentos são egoístas até certo ponto. Nos apoiamos nos outros para obter apoio, conexão, amor, amizade, risadas, etc. – as coisas que nos fazem sentir realizados como humanos.

Mas há casos em que a equação de valor fica desequilibrada. Há muitas pessoas, por exemplo, que buscam conexões com outras pessoas porque isso serve a algum propósito imediato. É um fato lamentável da vida social.

Esses tipos de pessoas geralmente atribuem seu valor a coisas materiais, em vez de amizades e conexões emocionais. Para eles, pode não haver nada de errado em ver um relacionamento com alguém como um meio para algum outro fim. Mas, infelizmente, muitas vezes é você quem sai na pior.

Portanto, cuidado com os buscadores de status que só ficam por perto para colher os benefícios das coisas que você pode fazer por eles. Assim que conseguirem o que precisam, é provável que passem para o próximo alvo.

Conclusão

Por mais difícil que às vezes seja eliminar pessoas tóxicas de sua vida, também é importante saber que a unilateralidade de tais relacionamentos acabará por lhe causar agonia e decepção. Quanto mais cedo você deixar ir, mais fácil será reconstruir sua vida. (Por Mark Travers, de Forbes USA, Traduzido por Isadora Tega)

Leia também:

Rio tem em 2022 maior número de feminicídios em seis anos 
Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital
PMV: Procon orienta consumidores a aproveitarem o mutirão 
Melhor Filme: Veja a bilheteria dos indicados ao Oscar
Linha de crédito é garantida para microempreendedoras
Inscrições do concurso do Banco do Brasil se encerra hoje (03)
Quando casal faz home office, aumenta jornada das mulheres
Cachoeiro terá mutirão para renegociação de dívidas
AGU pede a condenação de 40 pessoas por atos golpistas
Anvisa retira obrigatoriedade de uso de máscara em aviões
Moraes autoriza STF julgar militares envolvidos no 8 de janeiro

TAGS:
DISTANCIA | RELACIONAMENTOS | AMIZADE | STATUS | EMOCIONAL