SAÚDE

Maternidade de Carapina vai dobrar atendimentos?

A Prefeitura da Serra está ampliando a Maternidade de Carapina.

Em 21/11/2017 Referência JCC / Secom-PMS

A Prefeitura da Serra está ampliando a Maternidade de Carapina, que passará de 200 partos realizados por mês para 400, ampliando para 38 leitos a sua capacidade de internação. O serviço também será incrementado com banco de leite humano, entre outras novidades.

As obras já tiveram início, com previsão de término em fevereiro. Atualmente a Maternidade funciona em um prédio de três pavimentos, com quatro leitos para pré-parto e 21 leitos pós-parto.

Um dos diferenciais será a instalação de um banco de leite humano, possibilitando oferecer leite materno aos bebês prematuros e àqueles cujas mães não podem amamentar.

Será feita ainda a implantação de um ambulatório de puerpério para o retorno e acompanhamento da mãe 45 dias após o parto, promovendo a inserção do DIU, que é mais um método contraceptivo visando evitar a gravidez não planejada.

O ambulatório de follow up também será ampliado. Os bebês retornam para avaliação com neonatologistas, e ficam em alojamento conjunto com suas mamães.

Maternidade de Carapina

As gestantes do município realizam o acompanhamento de pré-natal nas unidades de saúde da Serra e, para ganhar seus bebês, contam com o serviço da Maternidade de Carapina.

Os serviços incluem: parto normal e cesárea, curetagem uterina, vacinação de grávidas e recém-nascidos (BCG, tétano e Hepatite B).

A Serra é o único município do Espírito Santo que mantém, com recursos próprios, uma maternidade. O local é reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como Hospital Amigo da Criança, por estimular o parto normal e o aleitamento materno.

(Foto: Divulgação)