SAÚDE

Ministério declara emergência em saúde no território yanomami

A pasta também instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE).

Em 21/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde a última segunda-feira (16), equipes do Ministério da Saúde se encontram no território indígena Yanomami.

O Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território indígena Yanomami, em Roraims. A portaria foi publicada na noite desta sexta-feira (20) em edição extra do Diário Oficial da União.

A pasta também instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami), que estará sob responsabilidade da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), e anunciou o envio imediato de cestas básicas, insumos e medicamentos.

Comitê

Entre outros, o comitê será o responsável por coordenar as medidas a serem empregadas durante o estado de emergência, incluindo a mobilização de recursos para o restabelecimento dos serviços de saúde e a articulação com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde.

Desde a última segunda-feira (16), equipes do Ministério da Saúde se encontram no território indígena Yanomami. A região tem mais de 30,4 mil habitantes. “O grupo se deparou com crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos”, informou a pasta.

As equipes devem apresentar um levantamento completo sobre a crítica situação de saúde dos indígenas. A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros. O povo da região vive uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis, nos últimos anos.

Óbitos

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde registrou três óbitos de crianças indígenas nas comunidades Keta, Kuniama e Lajahu entre 24 e 27 de dezembro de 2022. No ano de 2022, foram registrados 11.530 casos confirmados de malária na terra Yanomami.

Neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de Estado visitam Roraima, para ver de perto a situação dos indígenas. Também na noite de ontem (20), Lula institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. O objetivo do grupo é discutir as medidas a serem adotadas e auxiliar na articulação interpoderes e interfederativa. (Agência Brasil)

Leia também:

Ministério da Saúde recebe 7,7 milhões de doses de Pfizer
Verão 2023: praias de Linhares têm plantão médico 24 horas
Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo
Saúde recebe doses de antiviral para tratamento contra covid
Vila Velha abre agendamento para vacinação nesta sexta
Vacinação: confira onde se imunizar em Vitória neste sábado
Prefeitura de São Mateus vai construir US no bairro Liberdade
Cachoeiro: Praça recebe ação do Janeiro Branco na sexta (20)
Vila Velha implanta Estratégia de Saúde da Família nas US
Fiocruz estuda antiviral de uso oral para combater a covid-19

TAGS:
MINISTÉRIO DA SAÚDE | ÍNDIGENA | YANOMAMI | TERROTÓRIO | EMERGÊNCIA