CIDADANIA

Moradores de Fundão participam de aulas gratuitas sobre a técnica do grafite.

Painéis vão retratar cenas do cotidiano e irão estampar muro próximo à praça da cidade.

Em 30/06/2015 Referência JCC

Cerca de 30 moradores de Fundão estão conhecendo um pouco mais sobre a técnica do grafite, manifestação artística que envolve a produção de ilustrações e outros desenhos em espaços públicos, como muros e praças. Batizado de "Arte no Muro", o projeto é uma iniciativa da Vale e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento territorial e comunitário do município a partir do registro de cenas do cotidiano da cidade e de temas como costumes, hábitos e outras características da comunidade local. A entrega do projeto fará parte das comemorações pelo 82º aniversário de Fundão, cujas festividades estão marcadas para ocorrer em julho deste ano. 

Durante as atividades, os participantes contam com a orientação técnica de artistas plásticos graduados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que detêm experiência em arte de rua, intervenções na paisagem urbana e grafite. As intervenções artísticas compreendem aulas teóricas e práticas sobre o assunto ministradas por artistas especializados na técnica do grafite. Os desenhos produzidos durante as oficinas irão estampar um painel emborrachado de 130 metros feito de correias transportadoras, estruturas que são utilizadas para fazer o transporte de minério de ferro no Complexo de Tubarão, área operacional da Vale em Vitória.

As correias transportadoras foram instaladas no muro que fica entre a praça da cidade e a linha férrea da Vale como forma de reforçar a segurança, tanto da comunidade, quanto da operação ferroviária. 

Fonte: VALE