CIDADE

MP responsabiliza Samarco por abastecimento de água, no ES.

Para o Ministério Público, empresa deve distribui água em regiões afetadas.

Em 11/11/2015 Referência JCC

O Ministério Público Estadual responsabilizou a Samarco pelo abastecimento de água das populações atingida pela lama de rejeitos, após o acidente com uma barragem em Mariana, Minas Gerais. A previsão é que a enxurrada chegue aos municípios capixabas cortados pelo Rio Doce nesta sexta-feira (13). A Samarco informou que já foram entregues mais de 10 mil kits com água para as vítimas.

O rompimento de duas barragens de rejeitos de minério da Samarco aconteceu na quinta-feira (5) e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A lama também chegará ao Espírito Santo e deve afetar o abastecimento de água de Baixo Guandu, Colatina e Linhares.

"Nós entendemos que essa responsabilidade não é dos municípios, tampouco do estado, uma vez que o evento que gera responsabilidade não foi ocasionado por eles. Então, obviamente, o município pode colaborar com umas informações sim, mas quem vai ocupar a postura de protagonista nessa hora é a empresa", disse a chefe do setor de meio ambiente do MPES, Isabela Cordeiro.

Mar
Para o Ministério Público Estadual, a lama que tomou conta do Rio Doce, pode representar uma grande catástrofe no Espírito Santo. Um outro problema que tambem está em questão é quando essa enxurrada chegar no mar. Será mais um outro impacto ambiental.

"A lama está se acumulando na calha e vagarosamente vai descer até desembocar em Linhares. Nesse município temos um outro grande problema, pois temos reservas marinhas, como a Reserva de Comboios, também a reserva em Aracruz. Esse será um dano a longo prazo, e sem conhecimento do que vai acontecer ainda", disse o promotor de Meio Ambiente de Colatina, Marcelo Volpato.

Samarco
A Samarco informou que vai arcar com todas as responsabilidades que lhe são competentes. Disse ainda que já foram entregues mais de 10 mil kits com água para as vítimas.

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, por meio de videoconferência, representantes da Samarco disseram que estão trabalhando no plano de recuperação das áreas afetadas e acionado empresas internacionais com experiência nesse tipo de desastre.

"Temos monitorado a situação do Rio Doce diariamente, estamos com profissionais distribuídos ao longo do rio. Já estamos desenvolvendo e começando a trabalhar com o plano de recuperação dessas águas. Estamos chamando empresas intenacionais que têm experiência em eventos similares com o que tivemos aqui e o cronograma de ações será apresentado para aprovação dos órgãos comepetentes", disse o gerente geral de meio ambiente e licenciamento, Márcio Perdigão.

Fonte: G1-ES