CIDADANIA

Mutirão emite documentos de 3,6 mil famílias rurais no Piauí.

Quase 196 mil documentos foram emitidos gratuitamente.

Em 16/07/2015 Referência JCC

Cerca de 3,6 mil famílias rurais de 12 munícipios do Piauí poderão emitir carteira de identidade e CPF até o dia 24 de julho. A ação faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA). Os mutirões organizados pelo ministério começaram no dia 13 de julho e com foco no atendimento a 2,8 mil mulheres rurais.

 “Os mutirões facilitam nosso acesso, porque aqui é muito difícil de chegar. Nem sempre tem o material necessário para fazer os documentos no município, e agora tem. O atendimento foi ótimo”, elogia a agricultora familiar Camila Macedo, de 27 anos. Ela é moradora do município de Curimatá, a quase 800 km de Teresina (PI) e tirou, gratuitamente, a documentação de dois dos seus três filhos.

Além da da emissão de carteira de identidade, CPF (1ª e 2ª vias), também são emitidos a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nos mutirões, as famílias também terão à disposição serviços de cópia de documentos, fotografia, informações e agendamentos no INSS e palestras, dentre outros.

“Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para inclusão das mulheres. Faz com que passem a acessar políticas públicas como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, pondera a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/ MDA), Célia Watanabe.

A partir desta quinta-feira (16), outros 9 municípios receberão os mutirões: Júlio Borges, Parnaguá, Corrente, Sebastião Barros, Riacho Frio, São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí, Monte Alegre do Piauí e Redenção do Gurguéia.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário