CIDADANIA

Mutirão permite emissão de documento em aldeias do Acre.

Serão emitidos cerca de 600 documentos durante os cinco dias de ação.

Em 07/07/2015 Referência JCC

Mutirões organizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vão permitir, entre os dias 8 e 12 de julho, a emissão de documentos em cinco aldeias do Acre para trabalhadoras rurais. Moradoras de Tarauacá, Nova Esperança, Sete Estrela e Amparo e da Comunidade São Paulo terão a oportunidade de tirar 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e de trabalho e a 1ª via do CPF e da certidão de nascimento. Serão emitidos 600 documentos em cinco dias de ação.

Os mutirões também irão oferecer serviços de fotografia, cópias de documentos, atendimento médico, dentista, vacinas, distribuição de medicamentos e preventivos, pré-natais e cortes de cabelo. A ação faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do MDA, chegue até lá. 

Graças à ação dos voluntários, que viajarão nove horas de barco até as aldeias, 250 mulheres poderão tirar, de graça, documentos civis e trabalhistas e, assim, participar das políticas públicas do governo federal.

“Existe uma dificuldade muito grande, as aldeias são de difícil acesso. Muitas famílias não têm condição de sair de suas casas para outras comunidades e essa é uma oportunidade”, diz a coordenadora do programa no estado, Jackeliny França, para quem chegar até as áreas é "uma conquista".

Jackeliny explica que levará todo o aparato de barco mesmo. As máquinas de xérox e de fotografia irão no comboio, junto com a equipe de 15 pessoas. Ela ressalta que os mutirões têm como prioridade as mulheres, mas que os homens também podem participar – a expectativa é de também atender 200 homens.

Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/ MDA), Célia Watanabe, o Programa tem como prioridade dar condições às mulheres do campo de melhorar de vida e resgatar a autoestima.

“Temos muitas mulheres do meio rural sem acesso a seus direitos básicos. Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para a inclusão. Faz com que passem a acessar políticas públicas como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma.

Serviço

Mutirão de documentação do PNDTR em Tarauacá (AC)

Data: 08 e 09 de julho (quarta e quinta-feira)

Hora: das 08h às 16h

Local: Sede da Aldeia Nova Esperança

Data: 10 de julho (sexta-feira)

Hora: das 08h às 16h

Local: Sede da Aldeia Sete Estrela

Data: 11 de julho (sábado)

Hora: das 08h às 16h

Local: Sede da Aldeia Amparo

Data: 12 de julho (domingo)

Hora: das 08h às 16h

Local: Sede da Comunidade São Paulo

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário