CIDADE

Natal Legal Procon Vitória em diferentes bairros da capital

Final de semana marcado pela campanha “Natal Legal Procon Vitória” percorrendo bairros.

Em 13/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Secom/PMV

O objetivo é orientar os consumidores sobre consumo responsável, em especial nessa época de Natal.

Desde a última sexta-feira (10) uma ação integrada da Prefeitura Municipal de Vitória tem transformado o cotidiano de moradores de diferentes bairros da capital, trata-se da campanha “Natal Legal Procon Vitória”. 

A iniciativa oferta serviços variados nas áreas de direito do consumidor, saúde e lazer. De sexta (10) até este domingo (12), três bairros receberam a ação: Jardim da Penha, São Pedro e Jardim Camburi.

Participam da campanha “Natal Legal Procon Vitória” o Procon de Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), por meio da Guarda Municipal.

O objetivo é orientar os consumidores sobre consumo responsável, em especial nessa época de Natal. A ideia do Procon Vitória é de se antecipar às muitas reclamações que acontecem a partir do dia 26 de dezembro. Por ser o primeiro Natal após o período mais grave da pandemia de Covid-19, o órgão prevê em um aumento no volume de vendas, potencializado pela segunda parcela do décimo terceiro.

Segundo informações da gerente do Procon Municipal, Denize Izaita, nesses primeiros três dias além de fornecidas orientações sobre assuntos como troca de produtos e publicidade abusiva e enganosa, o público também pôde formalizar reclamações contra empresas e serviços.


Foto: Divulgação - Secom/PMV

“Hoje não tem porque o cliente não reclamar quando se sentir lesado. É tudo muito rápido e simples, sem contar que preservamos o principal: o direito do consumidor”, afirmou a gerente.

Compras pela Internet não entregues, serviços de portabilidade de celular, oferta excessiva de empréstimo consignado para trabalhadores e aposentados e até mesmo compra de passagens aéreas lideram entre as dúvidas e reclamações mais frequentes.

Neste domingo (12), terceiro dia de atividades a prefeitura esteve na praça Nilze Mendes Rangel no Bairro Jardim Camburi. Quem também compareceu ao evento foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

“Estamos hoje no bairro mais populoso de Vitória. Um local que além de merecer todos os nossos cuidados por parte da Prefeitura, merece que estejamos próximos da população com ações integradas como essa de hoje, com defesa dos direitos, com saúde e com lazer para a comunidade”, afirmou.

Na ocasião o prefeito também parabenizou o trabalho desenvolvido pela Semus frente ao combate ao Coronavírus que resultou na classificação de Vitória, na manhã deste domingo (12), como a capital do Brasil que mais vacinou idosos com a terceira dose do imunizante.

“Na manhã de hoje recebemos do Ministério da Saúde e do IBGE a feliz notícia de que Vitória é a capital do Brasil que mais vacinou com a terceira dose as pessoas com 60 anos ou mais. Queremos comemorar aqui junto de vocês essa conquista! Parabéns aos trabalhadores da Saúde! Nosso lema desde o início foi ‘vacina chegou, vacina no braço’ e trabalhamos muito para que essa dose de saúde, esperança e vida chegasse para todos os munícipes da nossa cidade”, comemorou Pazolini.

Vacinação

Os munícipes que porventura não estivessem em dia com a sua proteção vacinal puderam acessar o serviço da Semus por meio de uma tenda montada com enfermeiros e auxiliares desde o primeiro dia da ação “Natal Legal Procon Vitória”.

Foram oferecidas vacinas contra a Covid-19 (D1 para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos / D1 para 18 anos e mais / D2 da Pfizer para os vacinados até 23/10 / D2 da Astrazeneca para os vacinados até 23/10 / D2 da Coronavac: há 28 dias ou mais / dose de reforço para 60 anos ou mais/ D2 da Coronavac para os vacinados até 23/09 / dose de reforço para 18 a 59 anos / D2 para vacinados até 23/07, dose de reforço para imunossuprimidos: há 28 dias e também doses da vacina contra a Influenza.

Em três dias foram aplicadas 1.640 doses de vacina, sendo 1.120 contra a Covid e 520 contra a gripe.

Papai Noel

Se os adultos puderam aprender sobre direitos e consumo sustentável, as crianças se “preocuparam” em brincar. A campanha ofereceu para os pequenos, pula-pula, fotos impressas na hora, pintura facial e a presença do velhinho mais querido do momento: o Papai Noel.

O Bom Velhinho deixou a sua casa, no Parque Moscoso, e veio receber as crianças do bairro e da região.

Todos os cuidados foram tomados e os protocolos de segurança, como o uso da máscara e de álcool em gel foram seguidos para o combate e prevenção do Coronavírus.

Incentivar o consumo responsável e a educação financeira foi uma das propostas do Plano de Gestão de Lorenzo Pazolini.

A ação educativa que acontece sempre das 17h30 às 21h30 continua na próxima sexta-feira (17) e também no próximo final de semana (18 e 19). Confira os próximos bairros que serão contemplados.

Serviço: 
Horário: sempre das 17h30 às 21h30
Bairros:
- 17/12 (sexta-feira) – Itararé (Praça de Itararé)
- 18/12 (sábado) – Goiabeiras (Praça do Hi-Fi)
- 19/12 (domingo) – Maruípe (Horto de Maruípe)

Leia também:

Praia Legal retoma atividades nesta segunda em Vila Velha
Vitória lidera entre as capitais com 91,3% de idosos vacinados
Multa por descarte irregular de lixo pode passar de R$ 740,00
Prefeitura de Serra inaugura decorações Natalinas na cidade
Procon Vitória faz ação de incentivo ao consumo responsável
Prefeitura cancela festa de Réveillon nas praias de Linhares
A caravana de Natal vai circular pelas regiões de Vila Velha
Aracruz recebe reforço no efetivo da Polícia Militar na orla
Vila Velha proíbe veículos de tração animal em áreas urbanas
Vitória entregará kit verde para quase 3 mil crianças na quinta (9)

TAGS:
VITÓRIA | CAMPANHA | NATAL LEGAL | PROCON | ORIENTAR