EDUCAÇÃO

Nova Venécia é destaque no Programa Educar pra Valer

Índices que foram apresentados são significativos para o avanço da educação do município

Em 22/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

De acordo com os resultados preliminares do PAEBES, Nova Venécia obteve um desempenho positivo na avaliação de 2022,  aplicada nas turmas dos 2º Anos do ensino fundamental, etapa importante onde a consolidação da alfabetização é almejada.

A Prefeitura de Nova Venécia e a secretaria Municipal de Educação receberam na última quarta-feira (15), o Diretor Adjunto Júlio Cavalcante e a Coordenadora Valdenice Gomes do Programa Educar pra Valer, para apresentação dos bons resultados alcançados pela rede em 2022.

De acordo com os resultados preliminares do PAEBES, Nova Venécia obteve um desempenho positivo na avaliação de 2022,  aplicada nas turmas dos 2º Anos do ensino fundamental, etapa importante onde a consolidação da alfabetização é almejada.

Os índices apresentados são significativos para o avanço da educação do município, uma vez que a alfabetização é a base da educação básica. Em 2021 o nível de habilidades consolidadas desses estudantes era de 586 e em 2022 avançou para 642.

Seguindo o mesmo sucesso houve, uma diminuição percentual de estudantes abaixo do básico, habilidades não consolidadas, que em 2021 apresentou 28% e em 2022 reduziu para 8%. Já os estudantes proficientes e avançados subiram de 52% para 70%, o que representa um desempenho positivo baseado em um trabalho desenvolvido pela equipe que não mede esforços para atingir os objetivos propostos para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Para o ano de 2023, as expectativas são ainda melhores com a ação já estabelecida do Programa de Formação Continuada em serviço embasando e reforçando a prática dos professores com foco na aprendizagem  e articulada com o currículo de Nova Venécia.

“O momento é de celebração pelos bons resultados alcançados pelo município e através da Secretaria e das equipes das escolas, sendo o reconhecimento de um trabalho que beneficia a população de Nova Venécia, fazendo uma educação pública de qualidade, que podemos perceber através dos dados das avaliações externas do PAEBES, onde houve um crescimento nos indicadores de alfabetização, então, parabéns a todos os envolvidos", disse  o diretor Adjunto do Programa.

Os bons resultados da aprendizagem do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, colocam Nova Venécia em 2º lugar no país entre os 48 municípios que fazem parte do Programa Educar pra Valer, parceria com o Espírito Santo em Ação, Bem Comum e B³ Social, com o objetivo de garantir o direito de toda criança ser alfabetizada na idade certa.

A secretária Municipal de Educação cumprimenta os professores:

“Celebramos com alegria e muito orgulho o 2º lugar nacional no Programa e cumprimento os nossos professores dos anos iniciais pelo trabalho realizado na sala de aula, espaço sagrado onde acontece a aprendizagem”. (Secom/PMNV)

Leia também:

Olimpíada Nacional de História está com inscrições abertas
Ibiraçu: Secretaria da Educação irá distribuir os kits escolares
MEC retomará 4 mil obras em universidades e institutos
Cursos públicos de graduação do Mercosul serão reavaliados
Qualificar ES abre mais 20 mil vagas em cursos on-line grátis 
Detran|ES abre inscrições para o Curso de Mecânica Básica
Prefeitura abre inscrição para curso de mecânica de motores
Meninas têm poucas referências e muita dificuldade em exatas
Sedu vai realizar Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª Edição
Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira (16)

TAGS:
NOVA VENÉCIA | PROGRAMA | EDUCAR PRA VALER | DESTAQUE | AVANÇO