MOTOR

Novo Nissan Sentra vem em socorro aos sedãs médios

Feito em Aguascalientes, o Novo Sentra é vendido lá com motor 2.0 16V com 151 cavalos.

Em 24/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Nissan

O Novo Nissan Sentra foi confirmado oficialmente pela marca japonesa para o mercado brasileiro, sendo o modelo mexicano a ser vendido aqui no próximo ano.

Feito em Aguascalientes, o Novo Sentra é vendido lá com motor 2.0 16V com 151 cavalos e 20 kgfm, sendo uma versão atualizada da geração anterior.

Tendo transmissão CVT Xtronic, o Novo Sentra continuaria a trajetória do modelo antigo com uma mecânica mais simples, porém, as recentes mudanças nas regras de emissões do Proconve L7 podem impedir a entrada desse propulsor.

Um exemplo é o do Kia Cerato, que também tem um 2.0 litros aspirado com câmbio automático, contudo, ele terá a mecânica trocada por um motor turbo, para ser assim mais eficiente e atender a legislação.

No caso da Nissan, não há muito que fazer, exceto apoiar na injeção direta DIG do propulsor para reter o excesso de emissões e passar pelo L7.

Fora isso, o Novo Sentra usa somente motor 1.6 do Kicks em alguns mercados e também o conjunto elétrico com extensor de alcance e-Power, que tem motor 1.2 de 80 cavalos e elétrico com 127 cavalos.

Um Sentra e-Power, no entanto, não é feito no México e sim na Ásia, o que exigiria uma mudança de origem do produto para compensar as emissões e também justificar um preço maior.

Com sua proposta de propulsão elétrica e motor 1.2 para geração de energia, inclusive para a bateria de lítio sob o assento, o Novo Sentra buscaria o Corolla Hybrid como rival.

De qualquer forma, a iniciativa da Nissan de manter um sedã médio é agradável, uma vez que o segmento está em queda e no horizonte a indústria já até disfarça três volumes com formas de SUV para ver se ainda conseguem manter um porta-malas destacado.

A Kia já avisou que o Cerato continuará, mas outras serão de nicho, como o Honda Civic Hybrid, por exemplo. (Por Ricardo de Oliveira)

Leia também:

Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado

TAGS:
NISSAN | SENTRA | SEDAN | VEICULOS | PORTE-MÉDIO