SAÚDE

Novos tratamentos de varizes e diabetes no Dório Silva em Serra/ES.

A unidade também está oferecendo atendimento multidisciplinar .

Em 27/06/2016 Referência JCC

Uma nova técnica de cirurgia de varizes foi implantada no Hospital Estadual Dório Silva. O modelo de tratamento, inédito na rede pública estadual, possibilita reduzir o tempo de espera pelo procedimento e não necessita de internação do paciente. A unidade também está oferecendo atendimento multidisciplinar a pessoas com diabetes, com objetivo de prevenir possíveis complicações da doença. 
 
De acordo com o coordenador do serviço de cirurgia vascular do hospital, Eliud Garcia Duarte Junior, esse modelo de cirurgia é mais simples e consiste na aplicação de um medicamento nas varizes, em forma de espuma, ao invés de extraí-las. Após a cirurgia, o paciente pode ser liberado em até meia hora depois do procedimento e retornar as atividades do dia a dia mais rapidamente. 
 
“É um avanço, pois reduz o tempo de espera e não demanda leito hospitalar, ou seja, o paciente é avaliado e tratado em caráter ambulatorial. Além disso, o modelo trata definitivamente o problema, considerando que varizes e úlceras venosas causam dor, são incapacitantes e geram consecutivos afastamentos do trabalho”, afirmou o cirurgião vascular Eliud Garcia Duarte Junior. 
 
A meta do hospital é realizar 200 cirurgias de varizes por mês. Para ter acesso ao tratamento, o usuário deve procurar uma unidade de saúde para receber o encaminhamento.
 
Já pacientes diabéticos podem receber atendimento multidisciplinar no hospital, passando por avaliações de diversas especialidades médicas para o controle de complicações causadas pela doença. Essa forma de assistência, segundo o médico Eliud Garcia Duarte Junior, evita também quadros de infecções graves que exijam internação e permanência em leito hospitalar por longos períodos. 
 
“O diabetes é a principal causa de cegueira, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e venosas graves. Com essa abordagem conseguimos prevenir e realizar diagnósticos precoces destas possíveis consequências da doença”, explicou.
 
De acordo com Eliud, o serviço recebe pacientes após alta e encaminhamento de outros hospitais da rede pública estadual. 
 
Referência
 
O Hospital Estadual Dório Silva passou a ser referência na rede estadual, neste ano, para atendimento a pacientes graves de hemodiálise e pacientes com hemorragia digestiva. O diretor técnico do hospital, Ronaldo Thomazini, explica que os pacientes que agravam durante sessão de hemodiálise nas clínicas são referenciados para a unidade por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192. “Pacientes que possam ter arritmia, pressão baixa ou redução do volume de sangue, por exemplo, são enviados para estabilização no hospital”. 
 
Outro serviço para dar assistência a pacientes renais crônicos também foi implantado, no início do ano. O sistema de confecção de fístula arteriovenosa é feito pela equipe de cirurgia vascular, para atender pacientes que não possuem mais acesso venoso para realizar a hemodiálise por meio de cateter. O serviço é integrado às clínicas de hemodiálise e hospitais que não confeccionam fístula arteriovenosa, atendendo pacientes externos e internos. 
 
Desde abril, o Hospital Estadual Dório Silva está ofertando serviço de referência 24 horas por dia para atender pacientes com hemorragia digestiva alta e baixa. “Essa complicação pode ser causada por úlcera, cirrose e câncer no estômago, por exemplo. Esses pacientes também são referenciados via Samu ao Dório Silva”, explicou o diretor técnico. 
 
Segundo Thomazini, a unidade recebe em média por mês, 60 pacientes com esse tipo de agravo, além de realizar exames de ultrassonografia e endoscopia 24 horas por dia. 
 
“Mesmo sendo um hospital ‘porta fechada’ recebemos pacientes graves e atuamos como retaguarda da rede de urgência. E com os novos serviços, conseguimos desafogar ainda mais os serviços de urgência. Isso porque temos estrutura, centro cirúrgico com especialistas e equipes de excelência em endoscopia, cirurgia geral, clínica médica para urgência e nefrologia”, ressaltou a diretora geral do Hospital Estadual Dório Silva, Sônia Dalmolim.

 


Fonte:Secom ES