NEGÓCIOS

O comportamento de um bom "departamento de pessoal" em pequena empresa.

Á necessário que o setor seja capaz de fazer bem três ações estratégicas.

Em 03/04/2015 Referência JCC

Uma pequena empresa não deve negligenciar seu departamento de recursos humanos. Quando isso ocorre, não cria seu mais importante elemento para crescer ao longo do tempo: o engajamento de seus funcionários.

É evidente que um bom departamento de RH deve lidar com a pior legislação tributária do mundo: a do Brasil. Isso, por si só, já é motivo de muita atenção por parte de seu gestor. Mas, para que a empresa tenha um bom RH, é necessário que o setor seja capaz de fazer bem três ações estratégicas.

Em primeiro lugar, contratar pessoas que tenham os mesmos valores, crenças e propósitos da empresa. Valores são fundamentos que temos e que direcionam nossas decisões: justiça, ética, responsabilidade, entre outros. Entretanto, um indivíduo pode ter a seguinte crença sobre justiça: “oportunidades iguais para todos”, enquanto, para a empresa, justiça significa: “oportunidades maiores para quem entrega mais”.

Portanto, eu posso ter valores iguais, mas crenças diferentes. A companhia deve contratar pessoas com os mesmos valores e crenças. Além disso, se a companhia tem como propósito o crescimento, não pode contratar alguém que só pensa em fazer seu trabalho e sobreviver. Ela precisa de pessoas que desejem ir além, crescer junto com a empresa.

Quando o RH contrata pessoas com essas características, aumenta a chance de ter pessoas engajadas com o sucesso da empresa e delas mesmas. Portanto, são indivíduos mais propensos a se desenvolver, a aprender e produzir mais pela companhia. Desenvolver os indivíduos é a segunda ação estratégica.

Isso fará com que possam ter uma boa avaliação por parte da empresa e, como consequência, poderão assumir maiores responsabilidades no futuro e ser recompensados por isso. Avaliar apropriadamente é a terceira ação estratégica.

Portanto, o bom RH deve pensar no futuro e ajudar a companhia a atrair, reter e engajar pessoas que tenham o DNA da empresa, expresso em seus valores, crenças e propósitos. Desse modo, o departamento auxiliará a companhia a construir uma cultura capaz de fazê-la crescer e gerar resultados duradouros. Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching.

Como dever ser um bom RH em uma pequena ou média empresa - Escrito por Sílvio Celestino, especialista em gestão de pessoas.

Editado por Camila Lam