RELIGIÃO

Papa envia carta para freira que atua com comunidade LGBTQIA+

Revelação do documento foi feita neste sábado (8) pela revista dos jesuítas dos Estados Unidos.

Em 08/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: ANSA / Ansa - Brasil

No documento, Francisco a parabeniza “pelos 50 anos de proximidade, de compaixão e de ternura” em um ministério que descreve como “no estilo de Deus”.   

Em um novo ato de apoio à comunidade católica LGBTQIA+, o papa Francisco enviou uma carta escrita à mão pelos 50 anos de apostolado da freira norte-americana Jeannine Gramick, conhecida por seu trabalho junto à minoria.   

A revelação do documento foi feita neste sábado (8) pela revista dos jesuítas dos Estados Unidos, a “America”, mas a carta foi enviada no dia 10 de dezembro do ano passado.   

No documento, Francisco a parabeniza “pelos 50 anos de proximidade, de compaixão e de ternura” em um ministério que descreve como “no estilo de Deus”.   

“Você não teve medo da ‘proximidade’ e aproximando-se você o fez sentindo a dor, sem condenar ninguém, mas com a ternura de uma irmã ou de uma mãe. Obrigado, irmã Jeannine”, diz o documento.   

A religiosa, ao lado do padre Robert Nugent, fundou o Ministério das Novas Vias do Apostolado e acolhem católicos da comunidade LGBTQIA+. O ato é bastante corajoso, especialmente, porque a Igreja Católica nos EUA é uma das mais ultraconservadoras.   

Os dois enfrentaram e ainda enfrentam muita resistência das autoridades eclesiásticas locais por oferecerem projetos que educam católicos na ciência, na sociologia e na teologia sobre a homossexualidade. Alguns bispos norte-americanos, inclusive, fizeram grande pressão para a remoção da freira de suas funções.   

Quando as autoridades da igreja local se negaram a removê-la da função, a Congregação para a Doutrina da Fé iniciou uma investigação, que durou 11 anos, e que terminou com uma notificação na qual se afirmava que as apresentações da irmã Gramick e do padre Nugent sobre a homossexualidade “não representavam com precisão o mal intrínseco dos atos homossexuais e a desordem objetiva de inclinação homossexual”. E ainda baniu os dois de qualquer atividade pastoral ligada a pessoas LGBTQIA+.   

E, no mês passado, depois que a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos removeu de seu site um link para um webinar que seria realizado pelo Ministério das Novas Vias, a mesma instituição revelou que o Papa havia mandado duas cartas elogiando o trabalho do grupo. O link para o webinar foi adicionado novamente no site.   

Naqueles envios, Francisco afirmou que sabia o quanto a religiosa “estava sofrendo” e a descreveu como uma “mulher valorosa que toma as suas decisões com a oração”.   

A postura de Jorge Mario Bergoglio com a comunidade LGBTQIA+, que visa acolher e não julgar, é muito criticada pelos conservadores norte-americanos. (ANSA).   

Leia também:

Papa Francisco recebe visita do premiê do Líbano no Vaticano
Arcebispo de Aparecida pede pátria sem armas, ódio e mentira
Papa abre maior consulta democrática da história da Igreja
Santuário de Aparecida limita capacidade de público no feriado
Festa da Padroeira de Vila Velha vai ser com muita fé e música
Papa ficará no hospital por mais alguns dias, diz Vaticano
Papa Francisco é internado para fazer cirurgia no intestino
Papa Francisco recebe Blinken, secretário de Estado dos EUA
Serra terá solenidade de Corpus Christi online, em Barcelona
Papa está preocupado com os confrontos em Jerusalém

TAGS:
PAPA FRANCISCO | FREIRA | CARTA | LGBTQIA+ | REVELAÇÃO