NEGÓCIOS

Páscoa aquece vendas de pequenos negócios.

Período é produtivo, pois empreendedores aproveitam a data para lucrar com inovação e serviços diferenciados.

Em 25/03/2015 Referência JCC

Datas comemorativas são uma oportunidade para empreendedores aumentarem a renda, especialmente os que se dedicam a um ramo ou atividade específica. No caso da Páscoa, considerada a data mais doce do ano, existem empreendimentos que trabalham além dos chocolates e por mais tempo do que um mês inteiro, já que a data representa um aumento bastante significativo e bons negócios. Exemplo disso, são os artesãos atendidos pelo Programa de Artesanato, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES).

A Páscoa, além da união entre família e amigos, também é uma data que representa a oportunidade de ganhar uma renda extra ou mesmo aumentar expressivamente ganhos já existentes. Os produtos, como peças exclusivas, de formatos, tamanhos e origens diversas podem utilizar o tema em uma infinidade de possibilidades. As opções vão desde as embalagens de ovos e caixas para guardar chocolates na hora de presentear, até peças que além de adoçar, servem para decorar e enfeitar a casa ou surpreender alguém com uma decoração temática nesta data.

A analista e gestora do Programa Sebrae de Artesanato, Izolina Passos, ressalta que “os artesãos devem estar sempre atentos às sazonalidades, como as festas comemorativas e outras festividades previstas no cronograma do projeto, para que possam lucrar mais. O planejamento é essencial para esses empreendedores. Seguir o calendário e antecipar-se às datas pode ajudar a definir o sucesso do seu produto no mercado”.

Segundo Izolina, o Sebrae ES fomenta uma produção artesanal de produtos específicos para a data, mas que também não percam o sentido ao longo do ano, podendo ser utilizados como objetos decorativos e utilitários. “Realizamos ações específicas para estimular o artesão a produzir algo que seja relevante para a data, como a Páscoa e o Natal, mas que continue tendo funcionalidade ao longo de todo o ano. Temos ações para todas as datas do ano”.

A empreendedora Emanuelle Righetti, uma das artistas atendidas pelo Programa, é coordenadora do grupo Papel Recriado, que por mais um ano consecutivo é responsável pela produção de caixas para bombons elaboradas a partir de papel reciclado, fibra de taboa e de bananeira a pedido da Chocolates Garoto S.A. O grupo desenvolve, ainda, embalagens exclusivas, personalizadas e com preços variados conforme o tipo de embalagem.

Outra artesã que já está acostumada a desenvolver seus produtos especificamente para essa época é a empresária Mikka Wentz, coordenadora da OFICINA Equillibrium, que trabalha com uma linha de produção diferenciada – além de pensar na sustentabilidade, pois trabalha reutilizando materiais recicláveis, a empresária também investe na inovação de produtos personalizados. A artesã conta que as datas comemorativas são uma excelente oportunidade de trazer um bom rendimento e retorno favorável. E, em função disso, já aposta na data há algum tempo. 

“No ano passado, intensifiquei minha produção e para 2015 não foi diferente. Se planejar e antecipar uma produção de forma organizada é a melhor forma de não perder essas oportunidades geradas nas festividades. Tenho um bom estoque de peças que foram feitas para Páscoa, que são as cestinhas para ovos ou para arranjos com bombons. Trabalho com diversos tamanhos e são todas feitas com papel dos chocolates Garoto (bombom Serenata de Amor e Talento)”, explica Mikka.

Programa Sebrae de Artesanato

O Programa Sebrae de Artesanato oferece a oportunidade a grupos de artesãos de participarem de feiras e eventos, dentro e fora do Estado, bem como outras ações de mercado, além de várias capacitações de melhorias e gestão. E, de acordo com a gestora do projeto, o programa visa beneficiar os grupos de artesãos sem descuidar do meio ambiente. “A produção artesanal dos grupos que o Sebrae ES apoia é realizada com matéria-prima reciclada ou de grande abundância na natureza. Assim, gera-se trabalho e renda por meio de uma produção artesanal sustentável”, enfatiza Izolina.

OFICINA Equillibrium

A OFICINA Equillibrium realiza um trabalho social com a Associação de moradores do Bairro Consolação e outras comunidades como Goiabeiras, Jabour, São Pedro, Estrelinha e Santo Antônio, com o objetivo de gerar trabalho e renda para os cidadãos dessas localidades. O projeto desenvolve artesanato com o mais variado tipo de materiais reciclados; os produtos desenvolvidos são com papeis de chocolate, papeis reciclados, banner e lonas e tecidos de confecções. As encomendas podem ser feitas por telefone ou e-mail.

Fonte: Sebrae/ES