SAÚDE

Pegou gosto pela corrida e quer melhorar? Veja como!

Gustavo Luz mostra como um bom amador deve organizar seus treinos.

Em 26/01/2018 Referência JCC - Gustavo Luz (Foto: EuAtleta)

É comum as pessoas começarem a correr com objetivo de reduzir medidas, ganhar condicionamento, fazer novos amigos ou simplesmente ter um tempo só para si. Na maioria das vezes, começamos sem grandes pretensões, e alguns vão ganhando interesse e gosto pelo esporte. A partir daí, tem corredor que resolve investir tempo, treinar duro e ficar bom, leva a corrida mais a sério, melhora os tempos nas competições. Vale lembrar que estamos falando de amadores, de pessoas que trabalham e têm uma vida normal, mas que se dedicam à corrida mais do que a média. Atletas profissionais são pagos para treinar, comer, dormir e competir bem, por isso seus tempos são muito mais rápidos do que os melhores amadores das provas comuns, em qualquer distância.

Se você chegou nesse nível de interesse pelo esporte e quer continuar mandando bem nas provas, talvez algo entre quatro e seis dias de treino (dependendo de como é a sua vida fora das pistas) seja uma boa estratégia. Organizar e planejar as semanas e os ciclos de treinamento começa a ser indispensável. Sua velocidade e resistência vêm da combinação de vários tipos de treino, como intervalado, longão, subida e regenerativo, por exemplo. Não adianta achar que é só fazer treino forte, procure se orientar e correr com outros corredores com o mesmo objetivo, com o cuidado de não deixar o treino virar uma competição. E esteja preparado para ganhar e perder, nada de desculpas no final da prova, cumprimente seus adversários, contenha o ímpeto de dar explicações, treine e parta para a próxima prova.

A alimentação e o descanso são muito importantes para o seu sucesso nas competições, você tem que se dedicar a elas mais do que a média dos corredores comuns – suplementar a sua alimentação pode ser uma boa ideia. Seria ótimo o contato com algum nutricionista. E muita atenção com a recuperação, descanso também é treino. Faça uma avaliação honesta da quantidade de coisas que faz na semana para acertar a quantidade de treinos que vale à pena fazer. Um erro aí pode fazer com que você se exercite demais e, progressivamente, produza menos performance em treinos em provas.