ECONOMIA INTERNACIONAL

Pelo menos 20.000 manifestantes se reúnem em Atenas a favor do SIM.

Gritos de "renúncia", em relação ao governo, e de Grécia é Europa e Sim à Europa.

Em 30/06/2015 Referência JCC

Pelo menos 20.000 pessoas, segundo polícia, se manifestaram nesta terça-feira em Atenas para apoiar o "sim" no referendo convocado para domingo, e apoiar as medidas e reformas exigidas à Grécia pelos credores.

Aos gritos de "renúncia", em relação ao governo, e de "Grécia é Europa" e "Sim à Europa", os manifestantes desafiaram a chuva e se reuniram na praza Syntagma, em frente ao Parlamento.

Na segunda-feira, mais de 13.000 partidários do partido esquerdista governante Syriza se reuniram no mesmo lugar para apoiar o "não" no referendo.

No ato de hoje, vários participantes manifestaram sua insatisfação por, no próximo domingo, as condições dos credores não estarem mais em negociação, já que o programa europeu de ajuda a Atenas expira nesta terça-feira à meia-noite.

Segundo Yorgos, estudante, com essa consulta "o governo se livra da responsabilidade", submetendo ao veredito popular uma pergunta que "não deixa oferece muitas opções".

"O 'não' seria catastrófico, porque nos isolaria, e nos transformaria em uma Argentina, uma Venezuela", explica o jovem à AFP.

Na manifestação estiveram presentes os prefeitos de Atenas e Tessalônica, as duas maiores cidades do país, que promovem o 'sim' na consulta.

"Este referendo, do modo como se apresenta, é uma vergonha. Nos pedem para nos pronunciarmos sobre um papelzinho. Mas o que está em jogo é a permanência do país no euro. Não cairemos na armadilha da divisão e da guerra civil", afirmou em discurso muito aplaudido o prefeito ateniense, Yorgos Kaminis.

A manifestação foi apoiada pelos partidos opositores Nova Democracia (conservadores), Pasok (socialista) e To Potami (centrista).

AFP