ECONOMIA INTERNACIONAL

Petróleo opera em queda após Grécia convocar referendo e fechar bancos.

Para os mercados, as medidas parecem aproximar o país de uma saída da zona do euro.

Em 29/06/2015 Referência JCC

Os preços do petróleo operam em forte queda na manhã desta segunda-feira, em meio à crise financeira da Grécia. No fim de semana, o governo grego convocou um referendo sobre as propostas dos credores para o dia 5 de julho e determinou o fechamento dos bancos por seis dias a partir de hoje, para evitar corrida bancária, enquanto tenta solucionar sua dívida.

Para os mercados, as medidas parecem aproximar cada vez o país de uma saída da zona do euro e colocam em dúvida o futuro do euro. Enquanto os investidores buscam uma direção, os analistas afirmam que a incerteza tem sido o principal fator em todos os ativos financeiros. "E o que acontece com as moedas, ações e os mercados de títulos pode ser muito importante para o petróleo", diz David Hufton, da PVM.

O governo grego tem até amanhã para pagar a dívida de quase 1,6 bilhão de euros para o Fundo Monetário Internacional. Para pagar esta dívida, o país precisa de mais ajuda financeira dos credores internacionais, que só topam liberar mais recursos se a Grécia aprovar reformas econômicas sugeridas pelos próprios credores.

Nesta segunda-feira, os investidores também ficam de olho nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, cujo prazo para definição é amanhã. Se um acordo for alcançado, as sanções contra a exportações de petróleo do Irã seriam aliviadas, o que elevaria a oferta e pressionaria os preços ainda mais.

Às 8h15 (de Brasília), o petróleo para agosto caía 2,52%, a US$ 58,13 por barril, na Nymex. Na ICE, o Brent para o mesmo mês recuava 2,83%, a US$ 61,47 por barril.

Fonte: Dow Jones Newswires.