EDUCAÇÃO

PMV entrega óculos para alunos da rede municipal de ensino

Projeto Olhar Vitória consiste numa ação de Saúde Ocular realizada nas escolas pelo PSE.

Em 09/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

O programa contempla a realização de exames e a concessão de óculos corretivos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que frequentam a rede pública de ensino municipal.

Você sabia que o comprometimento do rendimento escolar de alguns estudantes pode estar relacionado aos problemas de visão? Pensando no bem-estar e qualidade do aprendizado deles, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) retomou, após dois anos, o Projeto Olhar Vitória, que consiste numa ação de Saúde Ocular realizada nas escolas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

O programa contempla a realização de exames e a concessão de óculos corretivos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que frequentam a rede pública de ensino municipal.

Na tarde desta terça-feira (08), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, juntamente com as secretárias de Saúde, Joanna De Jaegher e de Educação, Juliana Rohsner, entregaram vale óculos para estudantes da rede municipal, na sala de reuniões da Prefeitura de Vitória.

"Esse é mais um projeto que cuida de quem mais precisa na nossa capital. Quando falamos de crianças e adolescentes temos que ter muita sensibilidade. Eu tive a oportunidade de visitar algumas escolas e ver que nem todas as crianças que não enxerga o quadro fala. E que nem toda criança que não vê, não visualiza, vai se expressar verbalmente e dizer para os familiares e professores que não estão enxergando. Algumas vão introgetar aquilo pela sua natureza ou trauma que surgiu e vai ficar guardado e vai ocasionar a prejuízos que se tornarão irreversíveis. O nosso trabalho aqui é dar vez e voz e tirar da invisibilidade. E nesse projeto Olhar Vitória, os nossos profissionais identificaram que alguns estudantes tinham dificuldade em enxergar o quadro e com isso tinham grande dificuldade em assimilar a matéria. Estamos realizando o teste de acuidade visual em 40 mil estudantes da rede municipal de ensino de Vitória, dentro da própria escola, para que aqueles que têm necessidade possam receber óculos e a partir daí enxergar o quadro e assimilar melhor a matéria ", prefeito Lorenzo Pazolini.

Todos os estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino básico do município de Vitória, sendo escolares da Educação Infantil (Cmei), Ensino Fundamental (Emef) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) passarão pela Avaliação da Acuidade Visual e serão contemplados pelo projeto para a concessão de óculos. Ao todo, aproximadamente 40.000 estudantes estudantes serão avaliados.

"É com muita alegria no coração que estamos aqui realizando mais essa importante entrega de Saúde. Estamos oportunizando as crianças, adolescentes, jovens e adultos consulta com oftalmologista e, se necessário, ter óculos e ainda a consulta de retorno garantida. Isso é equidade. Dar mais para quem mais precisa. Já avaliamos 7.209 estudantes em 34 escolas municipais. Deste total, 1.276 foram encaminhados para consulta com oftalmologista, no Centro Municipal de Especialidades (CME) e na Santa Casa de Vitória, e 39 já estão com óculos novos, enxergando melhor. Essa é uma gestão que cuida das pessoas", destacou a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher.

A mãe da aluna Anna Jhennyfer Feitoza Magalhães Silva, estava emocionada e muito agradecida pela oportunidade de a filha em receber os óculos.

"Eu moro aqui há três anos, antes morava no Maranhão e eu nunca vi isso na vida: uma prefeitura entregar óculos. A minha preocupação sempre era essa. Ela faria a consulta mas e o óculos? Eu não tenho condições de comprar. Quando ela me disse que estava com esse projeto na escola e que iria na ótica escolher os óculos eu disse isso é "fake news" (risos). Eu estou muito feliz. Estou chocada! Vocês estão de parabéns e sou muito grata pela preocupação que vocês estão tendo com os estudantes do município", falou Ana Paula Feitoza da Silva.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, falou sobre a importância do projeto Olhar Vitória dentro da escola.

"É uma grande responsabilidade estar aqui promovendo política pública. Eu sou professora alfabetizadora e, pelas minhas mãos, passaram crianças que não se alfabetização porque tinham problema de visão. Muitas vezes, isso se resolvia dentro da escola, fazendo vaquinha, tentando a consulta, depois pra conseguir os óculos. Hoje, eu estou vendo um problema que eu vivi em sala de aula e estamos cuidando enquanto política pública, é um coletivo de pessoas, sob a liderança do prefeito Lorenzo Pazolini, resolvendo uma questão que impacta diretamente na vida das nossas crianças e estudantes, impacta no direito de aprender. E quando a secretária Joanna fala que a criança pode escolher os óculos, isso é um respeito. Eles têm o direito ao exame, o direito aos óculos e o direito a escolher a armação que melhor se adapta ao rosto de cada um. O projeto Olhar Vitória é um marco!". 

Olhar Vitória

Os estudantes com alterações visuais, identificados por meio do Teste de Snellen ou por observação de sinais e sintomas sugestivos de alterações visuais, serão encaminhados para consulta com profissional na Unidade de Saúde, e, se necessário, serão encaminhados para consulta oftalmológica no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou no ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia.

Após a consulta oftalmológica, o estudante com a prescrição dos óculos, será encaminhado para a ótica contratada pelo município. Os óculos fornecidos são para correção simples.

Capacitação

Em agosto, a Secretaria de Saúde de Vitória realizou o Treinamento em Avaliação da Acuidade Visual com o Teste de Snellen para profissionais das unidades de saúde e da educação de Vitória.

O Teste de Snellen é uma avaliação inicial que busca identificar nos estudantes, durante o período escolar, a existência de problemas de refração e que necessitem de consulta com o Oftalmologista.

Foram treinados para realizar a Avaliação da Acuidade Visual nas escolas, enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, educadores físicos, técnicos em saúde bucal, técnico e auxiliar de enfermagem, preceptores e acadêmicos das instituições de ensino. Já na Secretaria Municipal de Educação (Seme), foram treinados os Coordenadores da Educação de Jovens Adultos (EJA). (Secom/PMV)

Leia também:

Alunos de Viana se formam em programa da Polícia Ambiental
Enem começa no próximo domingo com prova de redação
Uso de computadores moderniza o ensino em Cachoeiro
Estudantes da Serra apresentam produto criado em projeto
Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep
UniversidadES abre 200 novas vagas de pós-graduação
Linhares abre vagas de pré-matrícula para Educação Infantil
Paebes: Alunos capixabas passarão por avaliação externa
Vitória nomeia 41 profissionais para atuar na rede de ensino
MEC cria grupo para detalhar tabela de pontos para o Enem

TAGS:
PROJETO OLHAR VITÓRIA | ÓCULOS | ESCOLA | ALUNOS | PSE