SAÚDE

Poluição do ar pode aumentar o risco de ter um AVC.

A pesquisa enfatiza que os países em desenvolvimento são os mais atingidos.

Em 20/06/2016 Referência JCC

Os fatores que aumentam as chances de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) já são conhecidos pela maioria das pessoas: hipertensão, colesterol alto, estresse, falta de exercícios físicos e alimentação desequilibrada. Estudo divulgado por uma revista britânica aponta ainda que a poluição do ar é também um fator determinante para doenças cardiovasculares. 

A pesquisa enfatiza que os países em desenvolvimento são os mais atingidos, pois é aonde as leis são menos rígidas para a emissão de poluentes. O índice onde a poluição foi determinante para o AVC passa de 33% nos países de média e baixa renda.

O cardiologista e cirurgião cardiovascular Schariff Moysés explica que existem micro partículas no ar poluído que entram na corrente sanguínea e favorecem o entupimento dos vasos, tendo como consequência as doenças cardiovasculares como o AVC e o infarto.

Moysés destaca ainda que isso não é um motivo para alarde. “Sabemos que a poluição associada a outros fatores de risco como a hipertensão contribui para a ocorrência do AVC. Por isso, devemos redobrar nossos cuidados com a saúde, principalmente quando moramos em grandes capitais”, reforça.

Fonte: C2 Comunicação