CIDADE

Prefeito de Baixo Guandu-ES ameaça fechar ferrovia da Vale.

Prefeito desabafou nas redes sociais que empresa está "omissa" em relação ao drama das cidades.

Em 12/11/2015 Referência JCC

O prefeito de Baixo Guandu, cidade capixaba banhada pelo Rio Doce, ameaçou bloquear a Estrada de Ferro Vitória a Minas com máquinas da prefeitura até que a mineradora Vale apresente soluções para o drama da lama de rejeitos que avança pelo rio desde a semana passada. Várias cidades estão com o abastecimento de água comprometido desde a semana passada, quando uma barragem se rompeu na região de Mariana (MG), causando destruição e mortes.

A Vale utiliza a ferrovia para transportar minério de ferro e passageiros. A multinacional é uma das proprietárias da Samarco, empresa responsável pela barragem que rompeu. 

Por meio de seu perfil nas redes sociais, Neto Barros desabafou sobre a catástrofe. "Presenciamos atônitos um crime ambiental sem precedentes (...), muitos assistem impassíveis a morte do rio (principalmente os responsáveis pela empresa, mas com implicações caóticas para toda a região", declarou.http://midias.gazetaonline.com.br/_midias/jpg/2015/11/12/netobarros_horizontal-4041298.jpg

Por telefone, o prefeito confirmou que já está de posse de análises ambientais da água captada n

o Rio Doce. Ele disse que irá se reunir com a presidente Dilma Rousseff, que visita Colatina nesta quinta-feira, para buscar ajuda. Ele não deu detalhes sobre quando e como pretende bloquear a ferrovia.

Fonte: Gazeta Online