CIDADE

Prefeitura de Mariana/MG suspende recebimento de doações

Objetivo da decisão é ver se o que já foi doado atende à população.

Em 15/11/2015 Referência JCC

A Prefeitura de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, suspende, a partir das 16h deste domingo (15), o recebimento de donativos aos atingidos pelo rompimento das barragens.

Segundo a administração municipal, o objetivo da decisão é fazer o levantamento da quantidade dos itens doados e verificar se o que foi conseguido atende as necessidades da população afetada pelo desastre ambiental. Ainda segundo o órgão, a preocupação é evitar o desperdício do que foi arrecadado.

Serão mantidas as doações em dinheiro em contas bancárias, vinculadas à Prefeitura de Mariana, geridas por um conselho gestor com representantes de diversos setores da sociedade civil para dar transparência à ação.

A prefeitura ressalta a importância do trabalho voluntário e informa que, em caso de restabelecimento da campanha, uma nota oficial será publicada no site.

No dia 5 deste mês, as barragens Fundão e Santarém da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Os rejeitos no Rio Doce afetaram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Segundo informações oficiais na tarde desta sábado (14), há 15 pessoas na lista de desaparecidos após o rompimento das barragens no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, no dia 5 de novembro. Sete corpos foram reconhecidos e três esperam identificação. Veja a lista de mortos e desaparecidos.

Fonte:G1