POLÍTICA NACIONAL

Presidenta Dilma mobiliza ministérios em apoio às vítimas do tornado em SC.

Ministério da Integração Nacional já enviou uma tropa com 100 homens do Exército.

Em 22/04/2015 Referência JCC

A presidenta Dilma Rousseff conversou nesta terça-feira (21) com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), sobre as condições da região atingida pelo tornado no estado. A presidenta determinou a imediata mobilização do governo federal, por meio dos ministérios da Integração Nacional (MI) e do Trabalho e Emprego (MTE). Os dois ministérios já estão trabalhando para apoiar às famílias atingidas no município de Xanxerê, em Santa Catarina, na região Oeste do Estado.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deslocou-se para Santa Catarina, para acompanhar a situação de perto. O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), já mobilizou uma tropa com 100 homens do Exército para ajudar na remoção dos escombros e limpeza da cidade.

Já o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que é catarinense, garantiu, na manhã desta terça-feira, a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas. Segundo ele, os procedimentos junto ao fundo terão início nesta quarta-feira (22) para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído o mais rápido possível.

“O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas”, argumentou.

Dias procurou o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparino, para transmitir solidariedade e informar sobre a liberação do FGTS para a comunidade. O processo de liberação do FGTS inclui a decretação de Estado de Calamidade Pública pelo município, o que deve ser providenciado pelo prefeito.

Números

Dados atualizados pela Defesa Civil de Santa Catarina mostram que pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas pelo tornado que atingiu o município.

Mais de mil pessoas estão desabrigadas e um balanço preliminar informa que 2,6 mil imóveis foram afetados. A Defesa Civil divulgou também que mais de 300 pessoas receberam atendimentos médicos e 120 foram hospitalizadas.

Fonte: Portal Brasil,  com informações do Ministério do Trabalho e Emprego e  Ministério da Integração Nacional