POLÍTICA NACIONAL

Presidente não vai mudar a autonomia do BC, diz Padilha

Em uma entrevista Lula disse que a autonomia do BC prevista em lei é "uma bobagem".

Em 19/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Lula defendeu que a meta de inflação deveria ser superior à atual, que, segundo ele, acaba forçando um arrocho maior na economia.

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo federal, minimizou as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia do Banco Central (BC). Em uma série de postagens no Twitter, nesta quinta-feira (19), Padilha enfatizou que "não há nenhuma prédisposição por parte do governo de fazer qualquer mudança na relação com o Banco Central".

"Como disse o presidente Lula, na sua experiência de governo, deu plena autonomia ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O presidente não vai mudar de postura agora, ainda mais com uma lei que estabelece regras nesse sentido", reforçou.

Ontem (18), em entrevista ao canal de notícias Globonews, Lula disse que a autonomia do BC prevista em lei é "uma bobagem". Ele também criticou a política de juros e controle da inflação.

"A minha divergência é o seguinte, nesse país se brigou muito para ter um Banco Central independente achando que ia melhorar o quê? Sabe, eu posso te dizer com a minha experiência, é uma bobagem achar que um presidente do Banco Central independente vai fazer mais do que fez o Banco Central quando o presidente [da República] é quem indicava. Eu duvido que esse presidente do Banco Central [Roberto Campos Neto] seja mais independente do que foi o [Henrique] Meirelles. Duvido. Por que, com o banco independente, a inflação está do jeito que está? O juros está do jeito que está?", questionou.

Lula defendeu que a meta de inflação deveria ser superior à atual, que, segundo ele, acaba forçando um arrocho maior na economia.

"Veja, você estabeleceu uma meta de inflação de 3,7%. Quando você faz isso, você é obrigado a arrochar mais a economia para poder atingir aqueles 3,7%. Por que precisava fazer 3,7%?. Por que não fazer 4,5, como nós fizemos? O que nós precisamos nesse instante é o seguinte, a economia brasileira precisa voltar a crescer, e nós precisamos fazer distribuição de renda, nós precisamos fazer mais política social".

A autonomia do Banco Central entrou em vigor em fevereiro de 2021, após ser aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo governo. A lei de independência do Banco Central tem como principal mudança a adoção de mandatos de 4 anos para o presidente e diretores da autarquia federal. Esses mandatos ocorrerão em ciclos não coincidentes com a gestão do presidente da República. (Por Pedro Rafael Vilela/Agência Brasil)

Leia também:

Lula: Inteligência militar não alertou sobre tentativa de golpe
Respeitando a igualdade de gênero, Tebet anuncia 1º escalão
Prisão de Torres é recado para quem infringiu a lei por 4 anos
Ataque aos Três Poderes não foi fato isolado, diz ministro
Gastos com cartão corporativo de ex-presidentes são liberados
Ministra diz que Brasil precisa responder dívidas do passado
Itamaraty formaliza Belém como candidata para sediar a COP30
Governador Casagrande anuncia obras em São Gabriel da Palha
Governo do ES anuncia construção de escola em Anchieta
Casagrande inaugura Centro Cirúrgico da Santa Casa de Guaçuí
Casagrande inaugura novo Creas em São Roque do Canaã
Casagrande reúne secretariado no 1º dia do novo mandato

TAGS:
LULA  | BANCO CENTRAL | MINISTRO | AUTONOMIA | INFLAÇÃO