SAÚDE

Pressão arterial pode ser reduzida com musculação, diz estudo

Dados sugerem que o treinamento de força é uma boa estratégia para diminuir a pressão.

Em 16/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Freepik

O estudo avaliou o efeito do treinamento de força por 8 semanas ou mais em adultos com hipertensão arterial.

Boa notícia para quem cuida do corpo e do bem-estar (ou para quem quer começar a cuidar): um estudo de brasileiros publicado na revista Scientific Reports mostrou que treinamentos de força – a famosa musculação – podem ser eficientes para diminuir a pressão arterial. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e a hipertensão arterial é responsável por 13,8% das mortes causadas por doenças cardiovasculares.

Os dados sugerem que o treinamento de força, com intensidade de carga moderada a vigorosa, 2 ou 3 dias por semana, realizado por pelo menos 8 semanas, é uma boa estratégia para diminuir a pressão arterial em indivíduos hipertensos. O Treinamento de força para tratamento da hipertensão arterial: revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados é assinado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

O estudo avaliou o efeito do treinamento de força por 8 semanas ou mais em adultos com hipertensão arterial, com 253 participantes com hipertensão, na faixa dos 59 anos de idade. 

A meta-análise mostrou que os valores médios de pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) diminuíram significativamente após as intervenções de treinamento de força.

O efeito mais forte do treinamento de força na diminuição da pressão arterial foi observado em protocolos com intensidade de carga moderada a vigorosa (pelo menos 60% de uma repetição máxima), frequência de no mínimo 2 vezes por semana e duração igual ou maior que 8 semanas. Ou seja, se a máxima carga com a qual consegue fazer uma única repetição é de 10 quilos, a carga mais vantajosa de treino estava acima de 6 quilos.

“Concluímos que as intervenções de treinamento de força podem ser utilizadas como tratamento não medicamentoso para hipertensão arterial, pois promovem reduções significativas da pressão arterial”, argumentaram os pesquisadores. 

A hipertensão é uma doença multifatorial que progride com a idade e tem maior prevalência em idosos. Nesta análise, os pesquisadores também descobriram que o efeito da intervenção do treinamento de força pode ser afetado pela idade do participante. Apesar do estudo ser científico e preciso, vale consultar médicos e educadores físicos para saber qual grau de intensidade dos exercícios indicado ao paciente. 

“Indivíduos hipertensos de 18 a 50 anos apresentaram efeitos hipotensores consideravelmente maiores promovidos pelo treinamento de força em comparação com indivíduos de 51 a 70 anos”, mostrou a pesquisa. 

Hipertensão

A pressão artenerial, segundo o Ministério da Saúde, é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

  • Fumo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Obesidade;
  • Estresse;
  • Elevado consumo de sal;
  • Níveis altos de colesterol;
  • Falta de atividade física.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. (Por Edda Ribeiro, da Isto é Dinheiro)

Leia também:

Atletas com doença cardíaca genética podem praticar esportes
> ​Público da vacina Meningite ACWY é ampliado em Vila Velha
Indígenas têm menos acesso à vacinação contra covid-19
Uruguai tem 1º caso de gripe aviária; Brasil monitora
Fiocruz e UFRJ lançam sistema para identificar novos surtos
Nova Venécia terá ação de prevenção à disseminação do HIV
Secretaria de Saúde disponibiliza Clinica de Especialidades
Linhares lança campanha com foco na vacinação pré-carnaval
Covid: agendamento aberto para dose de reforço de crianças
Vila Velha abre 4 mil vagas no agendamento online na sexta
Cachoeiro: crianças podem receber vacina de reforço da Covid

TAGS:
PRESSÃO ARTERIAL | TREINAMENTO | MUSCULAÇÃO | FORÇA | HIPERTENSÃO