ECONOMIA INTERNACIONAL

Primeiro-ministro da Grécia anuncia referendo para o dia 5 de julho.

Amanhã (27), em Bruxelas, está prevista mais uma reunião do Eurogrupo.

Em 26/06/2015 Referência JCC

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou hoje (26) a convocação de um referendo para dia 5 de julho sobre se deve, ou não, ser aceito o acordo com os credores internacionais.

Amanhã (27), em Bruxelas, está prevista mais uma reunião do Eurogrupo. Este novo encontro dos ministros das Finanças da zona euro – o quarto na mesma semana e o quinto em dez dias – tem como objetivo chegar a um acordo com a Grécia quanto às medidas a serem adotadas pelo país e acontece a três dias do final do prazo para Atenas pagar 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo fontes diplomáticas, se houver acordo e se o Parlamento grego aprovar as medidas no domingo ou na segunda-feira, serão desbloqueados imediatamente para a Grécia 1,8 bilhão de euros de lucros que o Banco Central Europeu (BCE) fez com a dívida pública grega, a tempo de Atenas pagar o empréstimo devido ao FMI, cujo prazo termina no dia 30 deste mês.

A proposta dos credores passa ainda por mais financiamento até novembro, mês até o qual deverá ser estendido o atual programa de resgate. No total, poderão ir para os cofres gregos 15,5 bilhões de euros nos próximos cinco meses, para fazer face às obrigações financeiras com o FMI e com o BCE, mas a liberação desse recursos está condicionada à execução das medidas eventualmente acordadas.

Agência Lusa